101 anos de história e cinema

O cine Olympia, uma das salas de exibição mais antigas do Brasil, comemora aniversário com programação especial

24/04/2013 16:26 / Por: Bruna Valle
101 anos de história e cinema

 

 

Fragmento de história da Belém do passado, o Cinema Olympia completa 101 anos hoje. A herança da “Belle Époque”,  verdadeiro marco para vida cultural da cidade, ainda está em funcionamento com um circuito alternativo de cinema – com programação, geralmente, gratuita. Em seu aniversário, a sala vai abrir para uma sessão especial com Salomão Habib, Paulo José Campos de Melo e Robernare Marques, personalidades da música erudita paraense.
 
O cinema Olympia figura na lista dos cinemas mais antigos do país. Foi fundado em 24 de abril de 1912 por Carlos Teixeira e Antônio Martins, donos do Grande Hotel (atualmente Hilton Hotel) e do Palace Theatre (na mesma quadra). Ele foi comprado com o intuito de ser transformado em mais um ponto de encontro cultural para a elite da capital paraense.
 
Depois de ter passado por alguns donos, o cinema chegou às mãos de Luís Severiano Ribeiro, que atuava no cenário comercial de cinema da época,  em 1946. Embora tenha sido fechado em 16 de fevereiro de 2006, com alegações de pouco lucro, foi logo reaberto em função de uma manifestação de estudantes. Foi então que o cinema foi incorporado à prefeitura e assim virou um ambiente de difusão de cultura e educação.
Segundo Marco Antonio Moreira, que é consultor na área de programação do espaço Olympia - e crítico de cinema há mais de 30 anos -, hoje a sala tem o compromisso de disseminar um olhar mais apurado sobre o universo cinematográfico. “Atualmente a programação do cinema Olympia procura oferecer o cinema mais como arte do que como diversão, sem deixar de lado o segundo quesito, é claro”.
 
Para atingir este objetivo, o cinema conta com parcerias de consulados (como o da França, Alemanha e Portugal), pois assim eles conseguem filmes que dificilmente irão figurar no circuito comercial em Belém. "Para garantir a variedade cinematográfica, os filmes nos são disponibilizados pelas embaixadas, com legendas em português. Títulos que ainda não foram lançados no Brasil, filmes exclusivos”, conta Marco.
 
E é com esse propósito que o espaço se torna uma excelente escolha para quem quer conhecer um pouco mais sobre a sétima arte na contemporaneidade. Para comemorar esse portal da cultura, a programação de hoje será diferente: a celebração do aniversário unirá música e filme.
O violonista Salomão Habib irá abrir as honras da casa, as 19h, com a obra Suíte Olympia de sua autoria, seguido por Robernare Marques e seu tema musical do centenário do Cinema Olympia. Finalizando, o Maestro Paulo José Campos Melo fará ao vivo, pela segunda vez, a trilha de um filme mudo. O escolhido para a data é o longa “Aurora”, de 1927 - eleito pela revista Cahiers du Cinéma como "a maior obra-prima da história do cinema". Vale a pena conferir!
 
 
Serviço
 
101 anos do Cinema Olympia
 
Data: 24 de abril - quarta
Hora: 19h
Local: Cine Olympia
End.: Av. Presidente Vargas, 917
Contatos: (91) 3230-5380
Entrada franca

Mais matérias Entretenimento

publicidade