A Beleza do Verde

Plantas pela casa são sinônimo de vida e qualidade de vida, afirmam paisagistas e decoradores.

25/03/2011 18:55 / Por: Luiza Cabral/ Fotos: divulgação
A Beleza do Verde

Um ambiente, para ser bem decorado, precisa unir harmonia e bom gosto. Mas, para muitos, isso não é o suficiente. Um lugar para ser aconchegante precisa de vida. É assim que pensam paisagistas e decoradores que se apropriam da beleza natural das plantas para dar charme aos espaços. A tendência é amplamente seguida porque além do verde das folhagens fazer sucesso em qualquer situação e lugar, ainda faz bem para saúde e espírito. Usando de forma adequada e com bom senso, plantas e flores são ótimas aliadas na arrumação da casa ou do escritório.

A mistura de materiais como madeira e vidro casam bem com plantas, dizem paisagistas

Elas são coloridas, tem vários formatos e tamanhos e, mesmo precisando de cuidados básicos, são fáceis de lidar. Plantas e flores dão um toque especial no ambiente, fazendo contraponto aos objetos que embelezam o lugar. Nas escadas, sacadas, em cantos estratégicos dos cômodos e jardins, o verde natural, que se mistura com as cores fortes e extravagantes de determinadas folhagens, nunca saem de moda e revelam sensibilidade de quem opta pelo "artigo natural de decoração".

As plantas dão um charme especial ao ambiente quando colocadas perto de movéis


A arquiteta e paisagista Márcia Lima levanta a bandeira da decoração com plantas desde o começo da carreira. O olhar mais aguçado para a beleza natural surgiu na infância, quando frequentava fazendas de seu avô e de seu pai. Após optar por fazer Arquitetura, logo se interessou pela vertente do paisagismo. Considerada uma das precursoras da tendência em Belém, Márcia vê na presença das plantas no ambiente uma forma de terapia. "Quem tem plantas em casa ou no escritório está mais propício a alcançar a qualidade de vida. Seja em grandes espaços ou pequenos espaços, a natureza aliada a ambientes bem trabalhados proporciona bem estar para quem a observa e convive com ela".

Dentro do ambiente

Cada espaço pede uma planta diferente. E isso tem a ver com as necessidades das espécies. Plantas exóticas de porte exuberante se destacam bem entre os outros elementos do ambiente de uma sala de estar. Bons exemplos são: dracena-tronco, palmeira-bambu, bico-de-papagaio e Artemísia. Escadas pedem plantas menores, em vasos pequenos – bonsais e cactos são boa pedida. Samambaias caem bem em móveis que enaltecem o caimento da espécie.

Um cantinho dentro da casa pode ser um local apropriado para plantas em vasos

Em estantes, dependendo do espaço disponível, plantas choronas nos cantos ou beiradas do móvel. Se já houver muitos objetos -enfeites ou livro - é melhor não abusar das plantas. Vasos pequenos de vidro com jiboia enraizada em gel ou água dão charme e estão em alta. Para dividir ambientes o bambu, ou outras espécies de formato alongado – é uma boa opção. Há plantas mais indicadas para decoração de ambientes fechados como o lírio-da-paz, fícus e antúrio. Além de resistentes, elas são práticas, pois precisam de pouca água e pouca luz

Espaços externos

Nos arredores da casa ou do escritório, as plantas atraem olhos curiosos. Dependendo do tamanho do espaço elas podem ter de médio a grande porte e interagir com estruturas que fazem divisão de churrasqueiras e piscinas. O verde ao ar livre, exposto ao sol, dá um tom diferenciado à decoração externa. Espaços para jardins permitem a mistura de espécies variadas de plantas – combinações de cores como vermelho, amarelo, vinho e branco são indicadas. Espelhos e metais são bons matériais para adorno de espaços para plantas.

Contato com plantas fazem bem a saúde e melhoram consideravelmente a qualidade de vida

A prática da jardinagem é muito menos trabalhosa do que se imagina. Basta pequenos cuidados diários – relacionados ao adubo e hidratação – para que a maioria das espécies tenha longevidade. O tempo de exposição ao sol varia de espécie para espécie. "Planta é vida e vida é sempre bem vinda a qualquer ambiente. A escolha delas depende do estilo e das condições de iluminação natural do local. E, quanto ao resto, basta atenção e mais alguns cuidados", conta Márcia.

Mais matérias Tendências

publicidade