A era das locadoras on-line

Pesquisa aponta que o streaming desbancou atividades cotidianas e virou hábito na vida de 75% dos brasileiros.

08/02/2022 14:19
A era das locadoras on-line

Maratonar séries, assistir a filmes e outros conteúdos e ouvir música online são atividades incluídas na rotina da maioria da população brasileira. É o que aponta a pesquisa sobre o consumo de streaming no Brasil feita pela Roku, divulgada na terça-feira (1º).

Conforme o estudo “Hábitos de streaming dos brasileiros”, 75% dos brasileiros fazem streaming todos os dias, preferindo acessar as plataformas online a realizar outros tipos de tarefas. Em comparação com 12 atividades cotidianas, a tecnologia saiu vencedora contra nove delas.

Questionados se preferem fazer streaming ou ler livros, 74% dos entrevistados escolheram a primeira opção. Resultado semelhante foi notado em relação a ver um jogo de futebol (68%), sair com os amigos (63%), praticar esportes (61%) e ir a uma festa ou show (61%).

Já fez seu streaming hoje?

O hábito de acessar serviços de streaming só não perde para três atividades, que continuam prioritárias mesmo com o aparato tecnológico disponível, de acordo com o levantamento. São elas ir à praia, escolhida por 39% dos brasileiros, ficar com a família (32%) e fazer sexo (25%).

Maratonar a sós é prioridade

Outro comportamento detectado pelo estudo é que 87% dos brasileiros já maratonaram séries pelo menos uma vez na vida. Além disso, a maioria afirmou ter deixado encontros de lado para ver seus conteúdos favoritos ou se atrasado para compromissos por conta disso.

Um detalhe curioso em relação ao hábito de ver episódios em sequência é que 77% dos entrevistados não gostam de estarem acompanhados de pessoas que conversam durante os programas. Neste quesito, avós (23%) e amigos (20%) são as companhias menos desejadas.

O celular não é o dispositivo para streaming preferido dos brasileiros.

Já em relação ao tipo de tela preferido, 65% escolheram a TV, que ficou à frente do celular (17%) e do computador (15%). Quanto ao lugar, a maioria gosta de ver streaming em casa, mas alguns disseram ter se conectado às plataformas online no trabalho (11%), na escola (5%), no banheiro (3%), no hospital (3%) e em festas (1%).

A pesquisa encomendada pela Roku aconteceu entre os dias 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro deste ano. Foram entrevistados mais de 2 mil brasileiros, com idade igual ou superior a 18 anos.

Fonte: TecMundo

Mais matérias Trending

publicidade