Alan Freitas

A amplitude e a integração dos espaços são as maiores carcterísticas deste projeto.

15/02/2018 12:48 / Por: Trisha Guimarães Imagens:Dudu Maroja
Alan Freitas
O apartamento de 290m² no Umarizal recebeu pequenas intervenções que fizeram toda a diferença no imóvel, garantindo amplitude e integração dos espaços.

 

 O imóvel já era espaçoso e bem dividido com área de circulação apresentando quatro ambientes: estar, jantar, sala de tv e varanda gourmet. O maior desejo dos proprietários era que houvesse uma integração ainda maior dessas áreas comuns. Pedido foi feito ao arquiteto Alan Freitas que, percebendo a necessidade da família em valorizar os momentos de convívio, propôs pequenas intervenções no apartamento. Assim, o espaçoso living foi integrado à varanda gourmet para criar uma atmosfera mais clássica e aconchegante. “Com os ambientes da área social totalmente integrados, a escolha dos revestimentos, do mobiliário, dos materiais aplicados foi importante para criar um ambiente equilibrado e harmônico”, disse o arquiteto.

Um dos cuidados tomados na reforma foi com o nivelamento do piso para incorporar a varanda ao living. Mas a grande aposta deste ambiente foi mesmo retirar a porta de vidro existente e utilizar uma porta laqueada com quatro metros de largura, com fixação pelo teto, evitando arranhar o piso e valorizando a integração. Ainda na varanda gourmet, as cortinas em tons de bege permaneceram em toda a área envidraçada, caso os moradores optem por abri-las, os tecidos se tornam a moldura de uma tela, já que o imóvel tem vista para a baía do Guajará.

 

 

Ainda nesta área, o preto do sofá harmoniza com o pendente da mesma cor que parece um móbile. A mesa redonda ocupa não só menos espaço, mas remete ao intimismo, já que os moradores gostam de reunir os amigos para celebrar, e o móvel traz esse aconchego. Há ainda uma bancada em ônix da piatra com iluminação especial.O arquiteto também ousou na questão das cenas, nos ambientes separados. É o que ocorre no living, quando os móveis retos e quase das mesmas cores contrastam com a tela amarela do artista plástico Paulo Azevedo. “Quando se entra no espaço você vê logo essa tela amarela. O amarelo no ambiente social ele te estimula a conversar, torna o ambiente mais festivo”, disse Alan.

 

Criar uma unidade no apartamento, mas também manter os cenários individuais de cada um dos ambientes. É o que ocorre na sala de jantar onde é possível avistar toda a sala de tv e ainda observar o que ocorre na cozinha, onde o arquiteto optou pela porta de vidro. No jantar a mesa de vidro contrasta com a base de cipó e o lustre art décor. O espelho bizotado foi outra aposta do arquiteto com uma ideia de origami, onde o visitante possa se ver de vários ângulos, saindo da linha do espelho convencional. As poltronas de linhão trazem o conforto que o ambiente precisa.

 

 

 

Branco, o preto, o cinza e bege são as cores predominantes nos ambientes. Na cozinha o estilo escandinavo predomina com cores frias, quebradas apenas pelos quadros nas paredes e o pendente bronze. No lavabo, a proposta é de um jardim, com muitas plantas. Já na suíte do casal, os tons neutros permanecem e a transparência do vidro apresenta a área de banho. Um projeto repleto de sutilezas e que, apesar da ideia do todo, é possível perceber as individualidades dos ambientes.

 

Alan Freitas

 

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Pará  com mais de 20 anos de atuação no mercado paraense. Com três especializações – em design de interiores, design de móveis, em produtos – o arquiteto realiza não só projetos residenciais mas também comerciais como foi no restaurante Xícara da Silva e no Salão Cassius Martins. Participou de várias edições da CASACOR Pará.

Mais matérias Projetos

publicidade