Alta no turismo internacional

Dubai, Maldivas, Paris e Londres são os destinos mais procurados na pós-pandemia pelos paraenses.

14/12/2021 15:05
Alta no turismo internacional

A editoria abre com uma entrevista com o empresário João Bernardo Morgado - sócio da Startour Turismo, a maior empresa do segmento em toda a região Norte. Nesse bate papo ela falou sobre a nova realidade para quem quer viajar. E de como o pós pandemia valorizou os serviços prestados pelas agências de turismo. João Bernardo falou que hoje é quase obrigatório fazer seguro de viagem. Leia e Compartilhe.


1) Como vocês se reinventaram no pós pandemia ?

Eu vejo que um dos principais fatores que fez com que a minha empresa permanecesse firme no mercado durante estes quase dois anos de pandemia e esteja conseguindo alçar novos voos foi a segurança e confiabilidade de que nossos clientes estão em primeiro lugar e que vamos honrar todos os nossos compromissos, como já fizemos com inúmeros excursionistas que estavam programados para viajar em julho de 2020 e tiveram que adiar seus planos e até mesmo o destino. Em março deste ano fui até Dubai para conferir in loco como estava a preparação do país para receber os turistas, medidas de segurança adotadas e a viabilidade de levar de forma pioneira no Brasil, um grupo de adolescentes de 15 anos. A viagem foi um sucesso e com repercussão a nível nacional e em janeiro próximo mais jovens já se preparam para fazer o mesmo roteiro e para julho de 2022 retornaremos com força total às nossas tradicionais excursões aos Estados Unidos. Além deste segmento de excursões, todos os nossos clientes com viagens programadas e que precisaram ser adiadas também tiveram e ainda estão tendo todo o nosso apoio para reprogramar para outro período as suas viagens, bem como nossos estudantes através de nossa representação da EF intercâmbios.

2) Chegou a pensar em fechar a agência ?

Sinceramente eu não cogitei essa hipótese. Eu imaginava que passaria por um período difícil e com muitas incertezas sobre o futuro, porém jamais pensei em desistir. O turismo é a minha vida! Faço o que amo e continuo lutando para honrar com todos os meus compromissos assumidos com clientes e fornecedores. Muitas empresas do meu setor fecharam as portas ao longo da pandemia mas tenho a certeza de que quem conseguiu se segurar até agora terá grandes chances de se recuperar e voltar a crescer, até porque vejo que muitas pessoas passaram a valorizar mais o serviço prestados pelas agências de viagens pois nosso serviço é diferenciado, especializado e isso não se encontra na internet ou aguardando horas para ser atendido em um call center de companhia aérea.

3) Quais foram os primeiros destinos abertos para o turismo lá fora ?

As restrições aos brasileiros foram muito grandes no início da pandemia. Poucos países se mantiveram abertos a brasileiros, como por exemplo o México, que serviu de ponto de quarentena para quem precisava ir aos Estados Unidos. Ainda em julho do ano passado Dubai foi um dos primeiros destinos que decidiu abrir para brasileiros e conforme as coisas foram avançando outros países foram abrindo, porém a reabertura maior só ocorreu neste ano quando o Brasil começou a aumentar o seu número de vacinados. 

4) As exigências para viajar mudaram muito? Você pode nos dar exemplos? Atualmente para viajar quais são os passos que se deve ter cuidado e os pontos mais críticos?

Com certeza! Hoje em dia é bem mais trabalhoso programar uma viagem pois cada país tem suas próprias exigências e é necessário estar atento às mudanças que ocorrem constantemente. Se você não estiver atento às mudanças ou não tiver um assessoramento de uma agência de viagens especializada pode ter sérios problemas e inclusive não embarcar caso esteja com a documentação incompleta.

Alguns países aceitam todas as vacinas, outros não; para alguns países é obrigatório o teste PCR, outros aceitam o antígeno mas tem que observar a quantidade de horas para que não perca a validade; existem países que você tem que refazer o teste após dois dias da sua chegada e por aí vai.

É recomendável pesquisar como está a situação do país para onde deseja viajar e evitar locais que ainda estejam com poucos vacinados e com registro de muitos casos. É seguro viajar, mas é importante ter cautela e seguir todas as recomendações ainda impostas pelos organismos de saúde.

5) Entre Companhias Aéreas, Hotéis e Aluguel de Carros qual dos três alteraram mais a forma de trabalhar ?

Na verdade, a forma de trabalhar não mudou muita coisa. O que ocorre hoje é que tanto as companhias aéreas como as locadoras de carro tiveram um aumento significativo nos seus preços pois para passar por esta fase difícil foi necessário demitir funcionários, reduzir frota e ainda não deu tempo para retornar com tudo como era antes. Acredito que ainda vai levar um certo tempo para esta regularização.

6) Muita procura para viagens internacionais ? E quais destinos mais procurados?

As viagens internacionais sempre foram o forte da minha empresa e desde maio deste ano a procura começou a crescer e nestes dois últimos meses houve uma demanda muito grande, bem próximo do que tínhamos antes da pandemia. Os destinos internacionais mais procurados são Miami, Orlando, Nova Iorque, Cancun, Punta Cana, Lisboa, Paris, Barcelona, Dubai e Maldivas.  

7) No caso do paraense, quais os destinos mais procurados ?

Os paraenses procuram muito pelos Estados Unidos, porém os valores das passagens aéreas ainda são muito elevados para lá. Houve uma grande redução nos voos que ligavam o Brasil aos Estados Unidos e os voos que tínhamos de Belém para Miami com a Latam e para Fort Lauderdale com a Azul ainda não retornaram e as companhias ainda não tem previsão de quando devem retornar.

Além dos Estados Unidos, temos muita procura pela Europa, com destaque para Lisboa e Paris, além de Dubai, Abu Dhabi e Maldivas que foram os destinos mais explorados pela Star Tour neste período de pandemia pois os preços estavam mais acessíveis e também pela segurança oferecida aos viajantes.

8) Como estão os seguros de Viagem ? Alguma coisa mudou pós pandemia ?

Os seguros de viagem passaram a ter a inclusão de cobertura para a Covid 19 e praticamente todos os destinos internacionais exigem que o viajante possua um seguro e dependendo do país existe inclusive um valor mínimo de cobertura. É sempre importante viajar protegido!

Mais matérias Lifestyle

publicidade