BoulevArte, a ocupação artística urbana

Projeto almeja dar novas opções culturais para Belém.

25/05/2015 16:37 / Por: Matheus Paes. Fotos: Divulgação.
BoulevArte, a ocupação artística urbana
 
Carente há tempos de programação cultural sólida, a Av. Boulevard Castilho França vai ser ocupada por música, arte, gastronomia e outros elementos “pró-bem-estar social”. O projeto BoulevArte tem como proposta revitalizar o interesse dos cidadãos por este trecho da cidade (Castilho França, Marechal Hermes, Presidente Vargas) e chamar a atenção da produção cultural local para a área. Para isto, será realizado no dia 07/06 uma grande programação para todos os gostos: serão 12 horas de eventos. A iniciativa tem apoio do BanPará, Prefeitura Municipal de Belém, Sesi e outros órgãos responsáveis pela manutenção social. 
 
O espaço é a rua, literalmente: o corredor da Rua Marechal Hermes, que vai da Avenida Presidente Vargas até o prédio da Alfândega, passando pela Praça dos Estivadores. Música, gastronomia, esportes, grafite, fotografia, exposições de arte, oficinas, teatro, feirinhas de moda e de vinil e muitas outras opções para você aproveitar horas desse domingo. Uma pista da Boulevard Castilho França será fechada para que as pessoas possam passear livremente com seus skates, bicicletas, patins e afins. A programação tem inicio às 6h da manhã e vai até 18h. Ney Messias Jr., um dos idealizadores do evento, ressalta a importância da escolha do ambiente: “Além de ser um local histórico com poucas interferências urbanas equivocadas, o que facilita seu resgate, é desejo da PMB transformar a Castilho França na ‘Via gastronômica Paulo Martins’ então o evento já aproveita e propõe como o entorno pode ser ocupado para dialogar com harmonia com esta proposta da via gastronômica”.
 
 
Os shows vão do rap/hip-hop, passam pelo jazz e estacionam no bom e velho carimbó. Ao todo, serão nove apresentações musicais na concha da praça dos estivadores. Alguns nomes que têm presença marcada no evento são Bruno B.O, Zarabatana Jazz Band, Arthur Espíndola, Arraial do Pavulagem e Dona Onete.
 
Lorena Saavedra é produtora cultural e é uma das organizadoras do evento. Para ela, a criatividade nestes tipos de projeto vem de um dever empreendedor que aflora principalmente em regiões como a nossa, rica em cultura. “O Boulevarte surge justamente da necessidade de mostrar a enorme diversidade cultural e criativa que temos para a cidade. É fazer com que as pessoas saiam de suas casas e possam desfrutar um passeio onde encontrarão comida bacana (feitas por renomados chefes gastronômicos da cidade), moda, acessórios, música, teatro, passeio turístico, oficinas, enfim. A cidade merece esse tipo de evento não somente para o lazer, mas principalmente, para o fortalecimento da Economia da Cultura”, explica. 
 
A proposta do BoulevArt é se tornar uma ocupação artística contínua do local. A ideia é que aconteça alguma programação cultural em todo ultimo domingo do mês, chamando a atenção da população para frequentar a esquecida área da Boulevard Castilho França. 

Mais matérias Entretenimento

publicidade