Caminhos de luxo

O mercado do Turismo está cada vez mais segmentado e os consumidores mais dispostos a investir nas aventuras.

25/09/2012 12:31
Caminhos de luxo

Miles Raymond é um homem em busca de emoções. Fascinado por vinhos, decide proporcionar ao seu melhor amigo, Jack, uma despedida de solteiro diferente: uma viagem pelas vinícolas californianas do Vale de Santa Inez. O presente inusitado rendeu histórias inacreditáveis e mudou os rumos das vidas de ambos.

Frances Mayes é escritora. Após um divórcio conturbado, decidiu partir, em uma viagem de férias, para a Itália. Entre a tristeza e as belezas do velho continente, ela mudou radicalmente de vida e, inspirada pelo cenário, comprou uma chácara na Toscana.

A ficção inspira a vida real

Sim, falávamos de personagens do cinema, vividos pelos atores Paul Giamatti, Thomas Haden Church e Diane Lane e, se você acha que esse tipo de história só acontece nos filmes, é melhor repensar seus conceitos. Foi ao sair do cinema que a dentista paulistana Clarissa Oliveira vislumbrou pela primeira vez a possibilidade de fazer uma viagem diferente das demais que já fizera. Procurou informações na internet e visitou agências especializadas. Três meses depois, estava em Nova York, onde fez todo o circuito teatral da Broadway: mais de trinta peças, entre superproduções e pequenos espetáculos. E se você, leitor, acha que ela estava sozinha, melhor pensar de novo: no grupo, havia 15 pessoas. Um ano depois, ela já pensa na próxima empreitada. “Las Vegas. Desta vez, queremos fazer o circuito do Cirque du Soleil”, conta. O valor do investimento, Clarissa não entrega, mas ri. “Foi alto, mas valeu cada centavo”.

A história de Clarissa ilustra o bom momento econômico brasileiro, que expandiu o setor de turismo e fez surgir no país uma categoria de consumidores cada vez mais exigentes e abertos a novidades refinadas para expandir um dos grandes prazeres da vida: viajar. Depois de conhecer os principais pontos turísticos mundo afora, uma parcela de turistas brasileiros tem se interessado cada vez mais em roteiros específicos voltados para aprimorar predileções e  conhecer de perto o que antes era acalentado em publicações especializadas, em conversas entre amigos ou nas páginas da internet. Gastronomia, o amor ao vinho, o interesse pela arte: o mercado de turismo de luxo está cada vez mais acessível e atraindo mais gente que preza não só pelo bom gosto como pelo aumento do capital cultural.

Entre goles e resenhas

O administrador Renato Dulcetti, de 35 anos, é um entusiasta desse tipo de turismo que está ganhando espaço no mercado e proporcionando o surgimento de agências especializadas para esse fim. No entanto, ele aproveita o conhecimento que já tem em viagens internacionais para montar seus próprios roteiros. As últimas saídas do Brasil foram rumo a dois lugares de referência na Alta Gastronomia, o maior interesse dele: Manhattan, em Nova York; e Paris, na França.

Com larga experiência, Renato programou as duas viagens bem antes. E, ao contrário da odontóloga  Clarissa, ele não precisou de uma agência de turismo. Conversou com amigos, trocou ideias com um profissional do setor de turismo, consultou publicações especificas para gourmets_ como o famoso guia Michelin e pesquisou as melhores dicas em sites especializados.

Com os pontos mapeados e as reservas feitas, Renato realizou,com tranquilidade, um de seus maiores prazeres: comer bem. Na Big Apple, por exemplo, o administrador de empresas foi ao restaurante Masa, onde provou um dos melhores sushis do mundo; no Le Bernadin, se deliciou com frutos do mar; no Del Posto, apreciou a gastronomia italiana; no Daniel, saboreou o requinte francês; além na delicatessen “Katz” e da brasserie “Balthazar”.

Nas andanças por Paris, foi ao “Guy Savoy”, seu restaurante preferido [onde ele indica – aos igualmente dispostos – consultar o excelente menu degustação de vinhos. Dulcetti também visitou o bistrô “La fontaine de mars”, onde a pedida é o escargot. “O melhor que já comi até hoje.”, diz.  Na capital francesa, esteve no “paraíso dos gourmets”, a Loja da Fauchon. “É uma variedade muito interessante de produtos. Lá, é possível encontrar foie gras, temperos e especiarias, vinhos, chás, vinagres, geleias, cafés aromatizados, chocolates... a variedade é imensa!”, comenta.

Renato ensina aos amantes de vinho seu recanto predito para comprar a bebida- símbolo da sofisticação francesa: a loja Lavínia. Ele indica também o “Le Jules Verne”, a melhor vista de Paris, por ficar justo na Torre Eiffel.

Prezando por sua fascinação pela Alta Gastronomia, ele já esteve em Buenos Aires, na Argentina, diversas vezes em San Francisco, Los Angeles, dentre outros estados norte-americanos. Ano que vem, o destino já está programado: “planejo ir para a Itália, especificamente para a região da Toscana, onde pretendo visitar vinícolas locais”.

Falando em vinícolas, o professor Lúcio Almeida realizou um sonho recente: visitar a vinícola Coppola (Isso mesmo, de propriedade do cineasta Francis Ford Coppola). Amante da sétima arte (mais uma vez a ficção inspira a vida real), ele leu a biografia do diretor e ficou encantado. “Confesso que esperava vê-lo por lá, mas não fiquei frustrado, afinal, estava eu na Disneylândia dos vinhos californianos”, conta entre gargalhadas. Ano que vem, ele afirma, repetirá a dose e estenderá por outras vinícolas.

Grécia

Quem topou e conheceu mais sobre vinhos ao buscar um sonho antigo de conhecer a Grécia foi a médica Gisele Mello, de 25 anos. “Sempre fui muito interessada em mitologia e tudo que cerca o conhecimento grego. Tive oportunidade de conhecer as ilhas gregas em um cruzeiro, que passou também pela Itália e a Croácia. Pude observar de perto, por exemplo, a produção artesanal de vinho por essas cidades gregas, com comunidades inteiras, inclusive os mais carentes, empenhados nessa arte.”, explica ela.

Gisele optou pela viagem programada por uma agência de turismo. Foram oito noites em um cruzeiro que partiu de Veneza, passando pela província de Bari, na região de Puglia, na Itália, e uma parada no litoral da Croácia. Mas o grande interesse da médica foram as ilhas de Katakolon, Sartini, Mykonos e Piraeus. Na viagem, ela também conheceu a produção de azeite e como os agricultores das pequenas cidades da Grécia têm se especializado em produzir alimentos saudáveis, sem tipo algum de fertilizante artificial_ a chamada comida orgânica, tendência mundial e alvo de atenção para os que buscam uma vida com mais qualidade.

Público seleto

A gerente da “Monopólio Turismo”, Carolina Ferreira, afirma que o turista brasileiro está cada vez mais exigente e que os mais experientes no assunto “querem ser surpreendidos com novos roteiros”. Segundo ela, as agências especializadas estão cada dia mais sendo procuradas para roteiros gastronômicos para visitas em restaurantes badalados e às vinícolas na época da vindima; para a colheita da uva; para cruzeiros em navios espetaculares e incursões nos castelos franceses. “Isso para citar apenas os produtos turísticos mais procurados atualmente.”, detalha.

A profissional diz ainda que é possível fazer excelentes roteiros em qualquer época do ano. No inverno, por exemplo, os turistas podem procurar estações de esqui luxuosas. Quem quiser pode pagar uma diária de mil dólares e se hospedar em resorts como o “The Fairmont Chateau”, em Whistler, no Canadá, com uma vista privilegiada da pista e da movimentação intensa de esquiadores. Em Couchevel, situado na região de Trois Vallées, a maior área interligada do mundo para esse esporte, é possível gastar cerca de quatro mil euros por noite no hotel “Le Cheval Blanc”.

Segundo Carolina, o outono é a melhor época para os amantes do vinho. As já tradicionais regiões de Bordeaux e Bourgogne, na França, e a Toscana, na Itália, são os roteiros perfeitos. “São viagens mais longas porque cada quilômetro do caminho percorrido traz paisagens incríveis e fica difícil resistir à vontade de visitá-las”, conta.

O verão é tempo de ir à Ibiza, na Espanha, um dos roteiros quentes e já bem conhecidos para os que querem praia e uma noite agitada com bons restaurantes e casas noturnas.

Porém, quem está procurando um lugar diferente para bronzear o corpo e conhecer paisagens paradisíacas a dica de Carolina são as Ilhas Maldivas, um arquipélago formado por 1.190 ilhotas situado no Oceano Índico. Há ainda a Costa Rica, na América Central, onde a sofisticação e beleza têm atraído famosos como a modelo Gisele Bündchen, que já passou férias no lugar.

Na Primavera, Carolina indica conhecer as tulipas em Istambul, na Turquia; ou castelos da França; ou ainda visitar a Cidade do Cabo, no Egito; Bali, na Indonésia e Sidney, na Austrália.

Porém, para quem procura o turismo de luxo especificamente para compras, Dubai tem sido a melhor pedida. Construída no coração dos Emirados Árabes para impressionar os visitantes, a cidade conta com um enorme shopping repleto de grifes internacionais de luxo para encher os olhos dos mais refinados consumistas, sem contar a chance de ficar no hotel “Burj Al Arab”, o único hotel sete estrelas do mundo, cuja diária pode chegar a 14 mil dólares.

“Há roteiros luxuosos para todos os gostos, inclusive próximos, como alguns da América do Sul, como Machu Picchu; no Peru; Cartagena de Las Índias, na Colômbia; a Patagônia, na Argentina. Roteiros que fazem sucesso com os que já conhecem Buenos Aires e Santiago (Chile).”, comenta a gerente. E acrescenta que cidades como São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo destinos muito procurados por quem gosta de sofisticação e está disposto a gastar. Excelentes restaurantes e opções noturnas de lazer fazem das duas capitais alvos de interesse para quem busca o refinamento, mesmo dentro do Brasil.

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