Estética histórica

Quase 30 anos após o fechamento, o Teatro Copacabana Palace reabre as portas para receber espetáculos.

09/03/2022 17:32 / Por: Juliana Rosa Fotos: Reprodução/Hotel Copacabana Palace
Estética histórica

Em dezembro de 2021, quase 30 anos após ter tido as atividades suspensas, o Grupo Belmond, administrador do Hotel Copacabana Palace, surpreendeu a todos com a notícia de que o grande Teatro Copacabana Palace restabeleceria suas atividades. O espaço passou 27 anos fechado, até a criação de um plano de restauração, cerca de 3 anos atrás.



O teatro integra o complexo de lazer do famoso hotel Copacabana Palace, composto por vários outros itens. O projeto de revitalização do espaço foi idealizado pelo arquiteto Ivan Rezende e a reforma, que durou cerca de três anos, envolveu mais de 600 profissionais, empenhados em revitalizar minuciosamente cada detalhe especial da arquitetura única. Durante a restauração, também foi implantada uma tecnologia que aperfeiçoa a acústica do local.


História


Inaugurado em 1949, ano que antecedeu a chegada dos chamados “Anos Dourados", período de grande evolução - inclusive, para as artes -, o Teatro Copacabana Palace foi o palco de prestigiados espetáculos lançados na década de 1950. Grandes nomes como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg deram vida às suas primeiras apresentações profissionais nos palcos do teatro, na época chamado de Teatro Copacabana.



Ainda em meados do ano de 1950, o teatro foi atingido por um incêndio que destruiu parte de sua estrutura e só voltou a ser reaberto no ano de 1954. A partir daí, seguiu em pleno funcionamento até 1994, quando foi novamente fechado devido a problemas administrativos. 

Retorno


O primeiro grande espetáculo a ocupar os palcos do histórico Teatro Copacabana Palace, após a reforma, foi “Copacabana Palace - O Musical”, dirigido por Gustavo Wabner e Sergio Módena. Com duas horas de duração, os espectadores tiveram a oportunidade de conhecer a história de mais de um século do tradicional Hotel Copacabana Palace. Um total de 20 artistas integraram o elenco.


Mais matérias Memória, História e Patrimônio

publicidade

Apresentador

Patrocinador

AMANCO

Apoiador

BC Frio RL Metalúrgica