Exposição mostra as peculiaridades da cidade de Belém

Cotidiano paraense é levado para São Paulo por meio de arte.

01/04/2015 18:48 / Por: Matheus Paes. Fotos: Divulgação.
Exposição mostra as peculiaridades da cidade de Belém
 
O Pará está sendo mais uma vez muito bem representado: Marinaldo Santos inaugurou sua primeira exposição individual na capital paulista.  O premiado artista plástico já expôs suas obras no Brasil e no exterior. Lugares como Alemanha, França, Estados Unidos e Holanda já receberam seu trabalho. Dessa vez, a Galeria Berenice Arvani (SP) vai dar espaço para a mostra “Urbano Pop”. O período de visitação se encerra no dia 30 de abril.
 
A curadoria fica por conta de Aracy do Amaral, pesquisadora em manifestações populares. Marinaldo Santos tem como referência a cultura popular de Belém. Relacionando a urbe com os universos particulares dos belenenses, o artista consegue transpor toda sua criatividade e irreverência.
 
  
 
Na mostra, cerca de 40 obras estão sendo expostas. Entre elas, objetos de parede, telas, desenhos e assemblages (termo que define colagens com objetos tridimensionais). Além disto, os tradicionais armários do artista que são recorrentes em suas exposições. Segundo Marinaldo, seu pai trabalhava com madeira e construía armários que serviam de esconderijo para ele quando era garoto. Por causa disto, sua infância é sempre relembrada em suas obras/armários.
 
A arte de Marinaldo certamente inspirou muitos artistas, mas há uma pessoa que é fã de carteirinha: seu filho. Diego Santos é chef de cozinha e adora o trabalho do pai. “Pra mim, a arte do meu pai é algo único. Não sou estudante de arte, mas uma das coisas que aprendi com ele é ver quando um trabalho é bem feito e quando não é. O que mais me faz valorizar o trabalho dele é saber o que ele passou e o quanto ele suou pra chegar até onde chegou. Saber da infância dele em Icoaraci e o quanto o trabalho dele tem traços disso até hoje. O que mais me influencia na minha vida é saber que tenho um processo criativo muito parecido com o de meu pai, tanto na vida quanto na cozinha, levo esse lado criativo e louco do meu pai”, conta Diego.
 
A Prefeitura Municipal de Belém, Pace Univesity – Nova York, UFPA e muitos outros locais abrigam algumas coleções de Marinaldo. A Leal Moreira também já teve o privilégio de trabalhar com ele. Ano passado, o espaço/restaurante da Casa Cor “The Wall – by Leal Moreira” expôs algumas obras do artista. Saiba mais: https://bit.ly/19L5OWF

Mais matérias Entretenimento

publicidade