Iluminação de ambientes valorizando um projeto

A iluminação inadequada pode fazer seu projeto ir por água abaixo.

04/04/2022 15:33
Iluminação de ambientes valorizando um projeto

Provavelmente você não vai entrar em um lugar e notar como a iluminação foi cuidadosamente pensada. Isso acontece porque o que vai estar em destaque é o próprio cômodo: mais charmoso e visualmente confortável. A iluminação vai direcionar o olhar das pessoas para reparar detalhes que não enxergavam antes.

Quando a iluminação de ambientes é bem-sucedida, o lugar fica aconchegante e não dá vontade de ir embora. A luz faz tanta diferença que, em reformas, esse pode ser um ponto forte para mudar a percepção que se tem do espaço.

Confira as dicas para não errar na iluminação do seu projeto:

Utilidade

Quando for começar o projeto de iluminação, pense em como cada ambiente será usado e qual o tipo de luz ideal para ele. Por exemplo, um lugar de estudo deve ser muito mais claro do que uma sala de estar ou jantar, que ficam melhores com uma luz menos intensa.

A cor da luz também faz diferença. Cores mais quentes, ou seja, mais amareladas, são ótimas para lugares de descanso e que pretendem ser mais aconchegantes. Já nos cômodos em que são realizadas atividades que precisam de mais atenção ou melhor visibilidade, como a cozinha, o banheiro, o escritório ou a lavanderia, o recomendado são lâmpadas brancas, que ajudam a manter o foco nas atividades.

Decoração e iluminação

Luminárias, arandelas e abajures acabam virando elementos da decoração e, por isso, devem estar combinando entre si e com os outros itens da casa. Não faz muito sentido um ambiente com uma decoração tradicional ser iluminado por lâmpadas com design arrojado, ou vice-versa.

Tenha atenção para os materiais de que são feitas cada uma das luminárias. Existem muitos modelos diferentes no mercado e cada um tem um efeito particular para a iluminação: elas produzem sombras nas paredes e no teto, podem esquentar ou ocupar espaço demais.

Iluminação externa

Nas casas, a iluminação externa é usada principalmente nos jardins, para que o lugar fique bonito mesmo durante a noite, e no portão, a fim de facilitar o acesso e até mesmo passar um ar de segurança.

Em prédios ou estabelecimentos comerciais, a iluminação externa pode ser uma forma de chamar a atenção e decorar o projeto para que ele seja visível e bonito à noite.

Iluminação indireta

Abajures, arandelas e luminárias de piso são usados para criar pequenos quadros de luz. São ótimos recursos a fim de atrair a atenção para um objeto ou área específica do ambiente, como quadros, mesas, pequenas estátuas ou estampas no papel de parede. E acabam iluminando todo o ambiente de forma sutil.

Abajures ficam lindos destacando mesas ou aparadores, arandelas chamam a atenção para a parede em que ficam instaladas e as lâmpadas de piso dão destaque para poltronas de leitura, pequenos jardins ou espaços decorados dentro do ambiente.


Mais matérias Projetos

publicidade

Apresentador

Patrocinador

AMANCO

Apoiador

BC Frio RL Metalúrgica