Luz em movimento

Belém recebe programação do Festival Varilux de Cinema Francês no Cine Líbero Luxardo.

08/04/2014 18:50 / Por: Assessoria/ Fotos: Divulgação/ Reprodução
Luz em movimento

Pela primeira vez no circuito alternativo de cinema em Belém, o Festival Varilux de Cinema Francês chega este ano a quarenta e cinco cidades do Brasil em 70 cinemas. Na programação os paraenses contarão uma seleção de 16 filmes, com os mais variados gêneros e os mais destacados diretores e atores do melhor da cinematografia francesa recente. A edição 2014 traz ainda a estreia do longa “Uma Viagem Extraordinária”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet; e a vinda dos diretores de ambos ao Brasil para participar do Festival Varilux de Cinema Francês.


Entre os títulos confirmados para exibição nacional estão os longas “Eu, Mamãe e os Meninos”, de Guillaume Gallienne - verdadeiro "fenômeno" do ano 2013 na França e na recente cerimônia do "Cesar" (o "Oscar" francês)  com cinco prêmios, dentre eles melhor filme e melhor ator. O filme “Yves Saint Laurent”, de Jalil Lespert, biopic do mais famoso estilista francês – que não será exibido em Belém ; “Uma Viagem Extraordinária”, do diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, Jean-Pierre Jeunet; a comédia “Uma Juíza sem Juízo”, de Albert Dupontel (Cesar da melhor Atriz para Sandrine Kiberlain), com mais de dois milhões de espectadores na França; e “O Passado”, do diretor iraniano Asghar Farhadi (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 com "A Separação").


Patricia Lio, gerente e programadora do Cine Libero Luxardo – sede do evento em Belém – explica que a vontade de trazer o festival para um circuito cultural já existia e, finalmente, se concretizou este ano. “É a primeira que vez que o Festival acontece no circuito alternativo de cinema. O Cine Libero, é uma sala de cinema, vinculada à Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (FCPTN) voltada para o cinema mais alternativo, autoral, conhecido também como cinema de arte, apesar da minha opinião pessoal que cinema é uma expressão artística, é arte, e dimensionar isso é um pouco perigoso. O Cine Libero - por meio da nossa programação -  procura cumprir um papel cultural e social, com um cinema, que além de entreter, ensina e faz refletir, e que também pode ser usado como ferramenta educacional”.  


A delegação francesa – nas cidades do Sul e Sudeste - contará ainda com a consagrada atriz e diretora Nicole Garcia ("Um belo domingo") o e cineasta Philippe Claudel (Antes do Inverno) e os diretores Jean-Marie Larrieu (“O Amor é um Crime Perfeito”), Marc Fitoussi (“Um Amor em Paris”) e Laurent Tuel (“A Grande Volta”). Eles apresentarão sessões dos seus filmes e participarão de debates.


Com produção da Bonfilm, o evento reúne também outras atividades paralelas, como a 3ª edição da Oficina Franco-Brasileira de Roteiros, exibições ao ar livre e gratuitas na concha acústica da UERJ, Masterclasses com o diretor Jean-Pierre Jeunet na FAAP (São Paulo) e na UFRJ (Rio de Janeiro), uma mostra em sua homenagem no M.I.S. em São Paulo e no Instituto Moreira Salles no Rio, e um projeto educativo em mais de 15 cidades, que exibirá gratuitamente parte da programação do festival para escolas.


E, pela primeira vez, o Festival Varilux exibirá um grande clássico francês – também em Belém -, com “Os incompreendidos”, de François Truffaut, projetado em versão digital restaurada, no âmbito da comemoração dos 30 anos da morte do diretor. Com patrocínio da Essilor/Varilux - multinacional francesa fabricante exclusivo das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal® - o Festival Varilux se consolilda como o primeiro festival de cinema com abrangência nacional. “Sabemos o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade, e no decorrer destes 11 anos vamos mais longe ao, junto com a Bonfilm, levamos este evento muito além dos grandes centros e capitais”, diz Mauricio Confar, Diretor de Marketing da empresa.


Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier, o sucesso do Festival é mais uma prova de que o público brasileiro gosta muito e confia no cinema francês. “Ao longo dos anos, o Festival Varilux se tornou um dos maiores eventos de cinema a nível nacional. Esse feito só é possível graças ao crescente interesse do público pela cinematografia francesa. Nesta edição, não será diferente”, acredita.


Sobre a Essilor/Varilux
A multinacional francesa Essilor/Varilux, que está presente desde a primeira edição do Festival Varilux de Cinema Francês há 11 anos, sabe o quanto incentivar a cultura é importante para a sociedade. Acreditando nisso, a empresa investe em diversas ações culturais, como por exemplo, no Panorama de Cinema Francês, o My French Film Festival, que exibe longas e curtas-metragens franceses online e gratuitamente, e o Ópera na Tela, que exibiu filmes de ópera a preços populares. Em 2012, a Essilor patrocinou e apoiou a Conferência de Abertura da Festa Literária de Paraty (Flip), que homenageava o poeta Carlos Drummond de Andrade.

 

Confira a programação AQUI.


Serviço


Em Belém teremos as exibições de 16 filmes em uma programação que acontece de quarta a domingo, às 18 e 20 horas. No período de 09 a 20 de abril. E com a matinê infantil aos domingos, 10h, com o filme "Uma viagem extraordinária", do mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
Os ingressos das sessões de 18h e 20h serão vendidos às 17h; das sessões de matinê, às 09h. Os ingressos custarão R$ 8,00 por sessão, com meia entrada para estudantes.


Endereço:  Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo. (Centur). Bairro Nazaré.

Mais matérias Entretenimento

publicidade