O Duplo em Deborah Colker

Em seu mais novo espetáculo, a coreógrafa se baseia no clássico "A Bela da tarde".

06/10/2014 09:56 / Por: Bianca Borges/ Fotos: Flávio Colker/ divulgação
O Duplo em Deborah Colker


Uma iluminação muito sutil marca o corpo da personagem principal no palco. Os figurinos são delicados e o branco alterna com tons pastel nas roupas e no mobiliário sóbrio. Ao fundo, em clima de tranquilidade, ouvimos uma suave trilha sonora, na mais leve harmonia com o ambiente. Estamos na plateia do Teatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro, na noite de estreia do mais novo espetáculo da coreógrafa Deborah Colker, atualmente em turnê pelo Brasil. Livremente inspirado no clássico francês “A Bela da tarde” (“Belle de Jour”, filme de 1967, dirigido por Luis Buñuel, com Catherine Deneuve no papel principal), “Belle” conta a história de Séverine, uma mulher casada com um profissional bem-sucedido e que, movida pela ânsia de transgressão, tem sua rotina balançada após uma inesperada descoberta. O tédio e a insatisfação com sua vida sexual no casamento a levam a visitar um bordel pela primeira vez.
 
É quando a suavidade e a calmaria dão lugar, no segundo ato, a uma atmosfera de volúpia. As sapatilhas clássicas são trocadas por saltos altíssimos. Surgem vestimentas nada discretas: decotes provocantes e acessórios eróticos em tons intensos, que evocam a mais explícita sensualidade. A sobriedade do cenário doméstico é substituída por um sugestivo pole dance e, aos poucos, o palco é preenchido pelos 17 bailarinos que compõem o espetáculo. A iluminação diminui e a música entra em um ritmo pulsante – cabe destacar, a propósito, que ao longo da narrativa, a trilha passeia do leve instrumental da abertura à musica eletrônica, passando por Miles Davis e Velvet Underground.
 
A descoberta do submundo do prostíbulo revela um universo que parecia desconhecido, até então. E a mudança estética entre os dois atos marca também a ruptura que ocorre no interior da personagem. Diante de sentimentos irrefreáveis como o desejo e o prazer, ela se depara com “Belle”, um codinome para as pulsões que estavam contidas em si, e que funciona como uma segunda identidade. Pela primeira vez, Deborah optou por usar duas bailarinas para interpretar um mesmo personagem. “A Belle dentro dela é tão forte que merecia um físico diferente. Como em dança tudo se traduz no corpo, escolhi duas bailarinas [dois corpos] para evidenciar isso ainda mais. Essa é a minha assinatura estética na coreografia: personificar esse duplo”, justifica.

A cena em que Belle está solitária no centro do palco representando uma tentativa de resistir às suas pulsões dá origem a uma imagem que já entrou para a galeria das mais marcantes no repertório de movimento da coreógrafa. “Ela nunca tinha ido a um bordel antes. Então, quando retorna dessa experiência, passa a imaginar”, descreve Deborah. À flor da pele e estimulada pelo que observou no bordel, Belle passa a ter visões, delírios eróticos que a colocam em contato com seu próprio desejo por meio do corpo. Logo atrás da personagem, há uma enorme trama branca muito tênue, um tecido quase translúcido, onde são representadas essas tensões. É justamente o momento em que o seu conflito interno atinge o auge, sendo também o ápice do espetáculo. “A coexistência entre a carne e o espírito, entre o desejo e o amor, é impossível, mas inevitável. Essa mulher se divide entre duas servidões. Essa é uma questão humana, de todos nós”, defende Deborah.

As cortinas se fecham e “Belle” volta a ser Séverine. Vemos novamente a personagem em sua casa, no mesmo local em que seu marido a encontra, a cada noite e todas as coisas de sua rotina estão exatamente no mesmo ponto em que ela as deixou antes da visita ao bordel. “Na verdade, toda a história [incluindo a alta carga de luxúria do segundo ato] pode se passar na cabeça dela. O bordel pode ser só uma fantasia”, deixa em suspenso a coreógrafa.
A inspiração para o espetáculo surgiu a partir da obra de Buñuel que, por sua vez, é baseada no romance de mesmo nome, do franco-argentino Joseph Kessel, lançado em 1928, ao qual a coreógrafa chegou por meio do filme e por suas pesquisas, que duraram em torno de dois anos e meio. A “Belle” de Deborah explora na dança as ambiguidades conflituosas que compõem a condição humana, entre elas razão x instinto, mundo x submundo, alma x carne e amor x sexo. Humano, demasiado humano.
 
Sobre a companhia


 
“Belle” é a segunda incursão da coreógrafa em um espetáculo inspirado em uma história preexistente e com estrutura fixa convencional, com começo, meio e fim. O primeiro em que ela seguiu uma narrativa linear foi justamente seu trabalho anterior, Tatyana, um balé que também foi baseado em um romance. Trata-se do clássico “Evguêni Oniéguin”, publicado em 1832 por Aleksandr Pushkin, considerado o pai da literatura russa. Na a adaptação para a dança da sofrida história de amor e desencontros, foi exigida dos bailarinos uma rigorosa combinação de elementos de dança clássica e contemporânea.
 
A comemoração de 20 anos da companhia, completados no ano passado, foi marcada pelo lançamento de um volumoso livro (Companhia Deborah Colker, Réptil Editora, 312 páginas), que reúne mais de 250 imagens de todos os espetáculos apresentados até então, registradas pelo irmão da coreógrafa, Flávio Colker, e pelos fotógrafos convidados Cafi, Leo Aversa e Walter Carvalho.  Além disso, a obra, bilíngue traz textos analíticos sobre os espetáculos, escritos pelo ensaísta Francisco Bosco e pelo crítico inglês Donald Hutera. São fotografias que documentam algumas das invenções, ousadias e movimentos experimentados pela coreógrafa ao longo da trajetória de seu grupo de dança, como as cordas utilizadas em “Nó”, e a parede que exigiu uma coreografia vertical dos bailarinos, erguida no espetáculo “Velox”.  “Esse trabalho fotográfico é mais do que um documentário de nossas imagens, ele mostra o caminho estético e dramatúrgico de todos esses anos. Para mim, alimenta também a minha memória, a de todos os bailarinos com todas as montagens que fizemos. Conseguimos fazer um livro de dança, arte e fotografia”, comemorou Deborah, em entrevista exclusiva à RLM, na noite de lançamento da publicação.



Ao longo desse percurso de pouco mais de 20 anos, Deborah, que estudou piano ainda jovem, foi atleta na adolescência e fez faculdade de psicologia, já explorou diferentes temas e foi em busca de inspiração para suas coreografias em universos tão distintos quanto o dos esportes, o da psicanálise, o das artes plásticas e o da literatura. E como isso tudo se relaciona em sua obra? “Gosto de conectar o mundo contemporâneo com a dança e trazer as questões do mundo para dialogar com o corpo e o movimento”, revela. Estabelecer uma relação entre sua invenção na dança e os campos de interesse e de atuação da própria Deborah não é, portanto, um raciocínio equivocado. “A minha dança se relaciona com o teatro, a literatura, a música, a arquitetura, as artes plásticas, os esportes, a psicanálise. Então, as experiências e o conhecimento que tive me ajudam e me inspiram nessa relação”, pontua ela, que já comandou a comissão de frente de escolas de samba como a Imperatriz Leopoldinense, no ano passado, e é a única mulher a ter em seu currículo a assinatura de uma coreografia criada para o Cirque du Soleil (Ovo, de 2009, ainda não apresentado no Brasil).

Nesse processo de experimentação, pesquisa e junção de diferentes universos e referências pessoais empreendido pela coreógrafa, há um perceptível esforço por superar os tradicionais clichês na dança, em criar uma linguagem particular – e até mesmo popular – dentro da dança contemporânea. É o que defende o ensaísta Francisco Bosco, que analisou sua obra no livro comemorativo. “Penso que Deborah tem um gesto claro no sentido de abrir a dança contemporânea para um público amplo, recusando certa especialização característica de todas as linguagens artísticas a partir de fins do século XIX e começo do XX. Ela mobiliza diversos recursos para atingir isso. Um deles é enfatizar o trabalho, que é um valor reconhecível para o público não-especializado. Numa coreografia sua, o espectador não tem aquela desconfiança típica que o acomete diante de certas obras modernas e contemporâneas ‘Mas isso é arte? Até eu faço isso!’ etc. Há um desejo pop na obra de Deborah, dentro de uma linguagem artística especialmente insularizada”,observa.

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