Reflexão Crítica

A opressão à sexualidade é expressa em Espetáculo Teatral. "Amem!" entra em cartaz para refletir sobre como homossexuais são encarados por instituições sociais.

21/03/2013 15:25 / Por: Assessoria de Imprensa
Reflexão Crítica

Em tempos de discussões polêmicas envolvendo a homossexualidade nas plenárias nacionais e internacionais, a arte também busca discutir o tema, só que dessa vez no palco. Com o espetáculo teatral "Amem!", o grupo Teatro Abjetados faz uma reflexão crítica sobre o assunto e sua relação com instituições sociais tão enraizadas na sociedade contemporânea, como o exército, a escola, o casamento e a igreja.

Este é o segundo espetáculo do diretor que aborda a temática homossexual, sempre tomando cuidado para não levantar bandeiras, mas levantar discussões sobre indivíduos que tem sua sexualidade violada por sistemas rígidos de poder. Mas diferente do espetáculo que apresentou inicio do ano passado, "Ao vosso ventre", o diretor optou por uma cenografia mais simples em "Amem", focada nos atores e nas suas memórias. "Entre uma cena e outra os atores fazem discursos acerca dos temas que estão sendo tratados de acordo com suas próprias experiências de vida. A ideia é que nada seja mais importante no espetáculo do que o trabalho dos atores e suas reflexões", diz Kauan Amora, que optou por um título bastante sugestivo.

O título do espetáculo ajuda a explicar um estado de conformidade que a sociedade parece estar subordinada e que oprime os homossexuais. Em hebraico, o termo Amém quer dizer "que assim seja", um título que abre a discussão para questões como abuso de autoridade no exército, bullying na escola, casamento igualitário e descaso religioso.

Apesar de o drama ser destaque na obra, o espetáculo também assume, por vezes, um teor cômico, ganhando um jogo de gêneros que possibilite uma discussão leve com o público sobre o assunto. "a dramaturgia é não-linear e os atores interagem bastante com a plateia, deixando as pessoas até decidirem o andamento de uma cena", relata o diretor.

____________________

Serviço:
Espetáculo Amem!, de 21 a 24 de março, no Teatro Cláudio Barradas, sempre às 20h. Classificação: 16 anos.

Mais matérias Entretenimento

publicidade