Única regra: bom gosto

Tapetes podem assumir mil funções e transformar um ambiente para melhor. Basta ter bom gosto.

11/01/2011 17:37 / Por: Luiza Cabral / Foto Luiza Cavacante
Única regra: bom gosto

Eles estão ali literalmente aos nossos pés há séculos e mesmo assim muitas vezes nem são notados. Um dos artigos de decoração mais antigos da humanidade, o tapete pode assumir muitas funções e dar tom de novidade ao ambiente com uma simples mudança de posição dentro do espaço. Mas tenha cuidado: a peça de mil utilidades é uma faca de dois gumes: mal utilizada, pode derrubar a proposta estética de qualquer casa ou escritório. Algumas dicas, no entanto, podem fazer dele um acessório sempre na medida.

Não há uma data precisa em que o tapete foi criado. O modelo mais antigo encontrado por pesquisadores, de acordo com as evidências, tem aproximadamente 2.500 anos. Sabe-se que ele veio das planícies da Ásia. Muito mais do que um artigo de decoração, o tapete é peça fundamental na construção histórica da tendência de associar beleza a objetos úteis. Ele foi criado por comunidades nômades que tiravam a pele de carneiros e as espalhavam pelas tendas para aquecer o ambiente. Desde então, além de aliviar o frio, o objeto passou a enfeitar os espaços, chegando a ultrapassar o status de objeto para tornar-se uma peça de arte.

Dos modelos mais tradicionais – como os orientais – aos mais modernos, com tecidos pouco convencionais, uma das características mais interessantes do tapete é que ele não envelhece. Ninguém precisa se preocupar com o fato de ter um tapete “fora de moda”, mas sim em como melhor utilizá-lo. E para isso, algumas dicas são imprescindíveis.

Proporções x espaço

Ambientes grandes pedem tapetes maiores. A sentença também cabe na medida inversa: espaços pequenos, tapetes pequenos. Segundo a arquiteta e design de interiores Sheila Lima, a ideia é que o tapete se adeque ao local, e isso torna-se possível se os tamanhos são compatíveis. “Tapetes sempre têm que se adequar às dimensões de espaço, porque são eles que delimitam o ambiente. Por exemplo, em áreas grandes o ideal é usar um tapete de boas proporções tornando o espaço mais acolhedor e consequentemente valorizando-o mais”, explica Sheila.

Outra dica importante em relação ao espaço que o tapete vai ocupar é que ele consiga alcançar os objetos que o circundam ou então delimitar o espaço de forma simétrica. Por exemplo: um espaço composto por sofá e estante para TV merece um tapete que ocupe todo o ambiente criado.

Formatos e possibilidades

Redondo, quadrado, retangular ou, até mesmo um formato diferenciado que não siga nenhuma regra geométrica. Há opções para todos os gostos e necessidades. Esta escolha fica bem a critério do criador do ambiente, mas, segundo Sheila, existem algumas combinações clássicas que sempre funcionam. “Em quartos de casal os modelos retangulares usados no sentido contrário à cama e alinhados à lateral das mesinhas de cabeceira ficam perfeitos. Os modelos redondos ficam bem em ambientes mais despojados como gabinetes e quartos infantis”, dá a dica.

Os formatos são ótimos aliados para quebrar a geometria dos ambientes. Espaços muito “quadrados” podem ganhar uma roupagem mais arrojada e menos austera se forem forrados por um tapete redondo, por exemplo.

Bom senso é o que importante na escolha de um bom tapete, seja em casas ou escritórios

Sem medo das cores

Na hora de pensar na cor do tapete, vale o bom senso. É preciso enxergar as cores de todos os componentes do ambiente para ver qual tonalidade é a mais combina com o artigo de decoração.  “As cores dependem totalmente de cada ambiente. Podem surgir várias combinações. Algumas já são certas, como, por exemplo: modelos estampados se harmonizam muito bem com uma decoração 'clean', de linhas retas” considera a design. O contrário também vale: ambientes de cores amenas e bem combinadas podem ter o piso revestido por um tapete de cor vibrante. Outra combinação que normalmente dá certo é optar por tonalidades diferentes da cor que se sobressai no espaço.

Com estas dicas na cabeça, os seus pés podem relaxar em tapetes que só irão dar charme e conforto ao seu cantinho.

Outras dicas:

– Em ambiente com home theater o tapete atua como isolante acústico, principalmente os modelos mais volumosos - que além de bonitos são extremamente confortáveis até para se deitar;
– A conservação deve ser feita com o uso de aspirador de pó 2 vezes por semana e, no caso de manchas, apenas sabão ou detergente neutro. Deve-se evitar a exposição ao sol;
– Para usar tapetes de estampas diferentes em um mesmo espaço, opte por tons parecidos;
– Em salas de estar, usar tapetes que ocupem todo o espaço do ambiente com os móveis sobre ele dá um tom de conforto ao local;
– Na hora de comprar um tapete tenha sempre em mãos as medidas do local em que deseja colocá-lo.

Mais matérias Dicas

publicidade