Ver-o-Peso da Cozinha Paraense - Ano 10: já foi dada a largada oficial

O maior evento da culinária paraense foi lançado na última segunda-feira e promete transformar Belém na capital nacional - e internacional - da típica boa mesa paraora

15/02/2012 17:30
Ver-o-Peso da Cozinha Paraense - Ano 10: já foi dada a largada oficial

Agora é oficial: o Ver-O-Peso da Cozinha Paraense, considerado o maior evento gastronômico do norte do país, já começou! O festival foi lançado na noite da última segunda-feira, 13, em uma cerimônia no restaurante Lá Em Casa. Na ocasião, convidados especiais, patrocinadores, jornalistas e alguns dos chefs participantes, estavam presentes e foram apresentados à programação, que começa no próximo dia 8 de março.

André Moreira, Joanna Martins e Juan Diego comemoram o lançamento do festival

PROGRAMAÇÃO

Nesta edição quatro fotógrafos convidados traduzem a culinária paraense na primeira Exposição Fotográfica intitulada “Comida Nossa”. Sob a curadoria do renomado fotógrafo João Ramid, a exposição acontece de 8 de março a 15 de abril, no Shopping Boulevard. “Agregamos novas ideias para tornar o evento mais atrativo. Nossa intenção é difundir a culinária paraense, celebrada não só em todo o Brasil, como no resto do mundo também”, diz Juan Diego Corrêa, diretor geral da Door Comunicação.

Enquanto isso, o Circuito Gastronômico deve levar aproximadamente 20 mil pessoas a circular nos principais restaurantes de Belém, de 8 de março a 8 de abril – mês que precede o Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Para Ricardo Riccio, do Tutto Ristoranti que já confirmou presença no circuito, esta iniciativa só traz a culinária local para o centro dos holofotes.  "Por causa dessa programação diversificada chefs de todo mundo vão querer conhecer nossa riqueza de sabores”.

Já o Concurso Gastronômico “Chef Paulo Martins” acontecerá nas categorias Amadora e Profissional, e fará homenagem ao grande idealizador do festival. As receitas submetidas à inscrição serão avaliadas por uma comissão técnica, que inclui Chefs, profissionais do segmento gourmet e jornalistas de publicações especializadas.

PRESTIGÍO

Um festival de tradição, considerado o mais antigo realizado na região amazônica. Durante o lançamento, patrocinadores e participantes demonstraram a satisfação de integrar este projeto que mesmo com o passar do tempo sempre se mostra inovador. Para André Moreira, um dos patrocinadores do evento, o festival é uma importante vitrine de uma das maiores potencialidades da cultura paraense. “"Todos no Pará devem ser unir para preservar nossa riqueza única: a Gastronomia".

Já a chef Daniela Martins, responsável pelo restaurante Lá Em Casa, acredita que a integração que o evento propõe além de render boas histórias, também promove grandes parcerias. “A gastronomia paraense ainda tem muito a crescer. E essa interação que o festival permite é um pontapé para esse desenvolvimento, pois faz com que tenhamos contato com chefs de outras realidades e isso sempre dá em ótimas ideias!”.

De fato, não há dúvidas sobre as possibilidades que essa interação vai permitir. Basta tomar conhecimento da lista de convidados especiais, do país inteiro, que já confirmaram presença no evento:. Alex Atala (D.O.M./SP), Helena Rizzo (MANI/SP), Mara Salles (Tordesilhas/SP), Almir da Fonseca (CIA/USA) e André Saburó (Quina do Futuro/PE), Monica Rangel (Gosto com Gosto/RJ), Carlos Bertolazzi (Zenna Café/SP), Beth Beltrão (Viradas do Largo, MG) e Wanderson Medeiros (Picuí/AL). Já a legítima gastronomia elaborada no Pará será representada pelos Chefs residentes: Daniela Martins (Lá em Casa), Thiago Castanho (Remanso do Peixe) e Fabio Sicilia (Famiglia Sicilia).

Concebido pelo saudoso Chef Paulo Martins, o festival é uma realização do Restaurante Lá em Casa e da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. A organização fica por conta da Door Comunicação.

Mais matérias Especial

publicidade