XXVII Festival Internacional de Música do Pará

Festival terá extensa programação musical, com apresentações de artistas locais, nacionais e internacionais.

30/05/2014 18:07 / Por: Assessoria de imprensa/ Foto: Divulgação
XXVII Festival Internacional de Música do Pará

Para homenagear os compositores que marcaram o período musical conhecido como Romantismo, o Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, realiza a segunda fase do XXVII Festival Internacional de Música do Pará. Do 1º ao 8º dia de junho, Belém terá diversas programações musicais de artistas locais, nacionais e internacionais.


Serão 36 concertos e quase 50 atividades pedagógicas voltadas para a capacitação de estudantes e professores. Os concertos serão realizados no Theatro da Paz - Sala Ettore Bosio, Teatro Waldemar Henrique, Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas), Catedral Metropolitana de Belém, Igreja de Santo Alexandre e Camarim Cultural.


Além de uma oportunidade de ver atrações artísticas de qualidade, o festival também será uma grande oportunidade para o aprendizado e a troca de experiências. Os músicos profissionais que participarão do festival irão ministrar oficinas musicais. Toda a programação educativa - que inclui cursos, oficinas, palestras e workshops - será realizada na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e também no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).


A universalidade da linguagem musical e uma temática amazônica são o foco deste festival que contará com a participação de grandes nomes da música erudita nacional - como o Quinteto Villa-Lobos, Quarteto Radamés Gnatali, Grupo Ânima, Quarteto de Cordas Guanabara, Quinteto de Cordas Catarinense. E, ainda, com atrações internacionais de renome como Valerius Ensemble, Rostock e Pampa Brass. Na pauta de concertos populares terá Renato Borguetti, Hamilton de Holanda, Sátira In Concert, a cubana Yusa entre outros.
 
Abertura
 
O Festival será aberto neste domingo (1º) com a apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes. No mesmo dia, às 20h30, haverá a abertura oficial do evento com o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e participação do pianista Daniel Lucian Burlet - músico premiado em vários concursos nacionais de piano e que também se dedica ao magistério. Na apresentação em Belém, Burlet irá executar o Concerto para Piano no 4, de Rachmaninoff.
Este ano o Festival irá homenagear professores que contribuíram com o ensino musical no estado e deixaram um legado ao elevar a um nível de excelência a atividade musical no Pará, como Lícia Arantes, Aline Onace e Paulo Keuffer. "O trabalho dos mestres será lembrado por seus alunos e colegas e receberão das instituições o devido reconhecimento pelo trabalho realizado", disse Paulo José Campos de Melo, superintendente da FCG.

Serviço:


XXVII Festival Internacional de Música do Pará De 01 a 08 de junho Theatro da Paz, Sala Ettore Bosio, Teatro Waldemar Henrique, Anfiteatro São Pedro Nolasco (Estação das Docas), Catedral de Belém, Igreja de Santo Alexandre e CamarIN Cultural.
Concertos de abertura
Banda Sinfônica da FCG
Data: 1º de junho
Hora: 11h
Local: Theatro da Paz
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Regente: Miguel Campos Neto
Solista : Daniel Burlet (piano)
Data: 1º de junho
Hora: 20h30
Local: Theatro da Paz

Mais matérias Entretenimento

publicidade