Cavaleiros do Zodíaco: fenômeno de gerações

LiV revisita saga de sucesso dos animes

24/04/2023 14:50 / Por: Leonardo Lima / Fotos: Divulgação
Cavaleiros do Zodíaco: fenômeno de gerações

Quem viveu os anos 90 certamente ouviu falar na febre mundial de Os Cavaleiros do Zodíaco. O anime criado pelo mestre Masami Kurumada foi sucesso no Brasil em sua transmissão na extinta TV Manchete, sendo um fenômeno mundial até hoje.


A história segue um grupo de jovens guerreiros conhecidos como Cavaleiros de Atena, que tem a missão de proteger a deusa grega da guerra, lutando contra outros guerreiros que querem dominar o mundo. Cada um dos cavaleiros é nomeado com uma constelação do zodíaco, tendo habilidades únicas e poderosas.


No Brasil, o anime fez sucesso graças à dublagem brasileira, que é considerada a segunda melhor do mundo e entregou vozes icônicas que são reconhecidas até hoje. Isso trouxe uma aproximação dos fãs, podendo assim dar um rosto para pessoas apenas conhecidas pela voz, como Hermes Baroli, Letícia Quinto e Gilberto Baroli, que dublam os personagens Seiya de Pegasus, Saori Kido e Saga de Gêmeos.


O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco foi tão grande que em 2004 foi lançado o filme Prólogo do Céu, onde os cavaleiros enfrentam os deuses da lua e do sol Ártemis e Apolo, assim como seus capangas, conhecidos como anjos. O filme se passa após a última saga do anime, onde os cavaleiros enfrentam Hades, o deus do mundo dos mortos.



Em 2006, uma nova versão de Cavaleiros foi lançada, desta vez escrita e ilustrada por Shiori Teshirogi, uma mangaká japonesa. Saint Seiya: The Lost Canvas contou com 16 volumes lançados de 2006 até 2011. Em dezembro de 2008 foi anunciado que o mangá iria ganhar uma versão em anime, lançada no ano seguinte. Ao todo, foram produzidos apenas 26 episódios, lançados diretamente em DVD e Blu-Ray, divididos em duas temporadas. Não houve um cancelamento oficial do anime, porém não houve planos para continuar a adaptação após o término da segunda temporada.



Em 2014, Os Cavaleiros do Zodíaco voltou aos cinemas, em homenagem aos 40 anos de carreira do mestre Masami Kurumada. Trata-se de uma adaptação intitulada Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário, que trouxe uma nova roupagem para a história de Seiya e seus amigos.


Nove anos depois, CDZ está de volta aos cinemas, desta vez em live action, em uma nova adaptação produzida pela Toei Animation e estrelado por Mackenyu Arata, Madison Iseman, Famke Janssen e Sean Bean, adaptando o início do mangá e anime de Cavaleiros, dando uma nova visão para a história. Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo estreia dia 27 de abril nos cinemas brasileiros.



E você, assistiu Os Cavaleiros do Zodíaco nos anos 90 ou em algum momento? Conta um pouco mais pra gente.

Mais matérias Cinema

publicidade