Criatividade: conheça as peças da Cerâmica Família Sant'ana

Artesanato traz produtos para o dia a dia

31/05/2023 16:59 / Por: Laylton Corpes / Fotos: Leonardo Lima
Criatividade: conheça as peças da Cerâmica Família Sant'ana

Sinônimo de ancestralidade, a cerâmica marajoara é famosa por sua estética e estilo próprios. Ela tem origem na ilha de Marajó, por meio da antiga civilização pré-colombiana que habitou o local. Desde o início do século XX, Icoaraci, em Belém do Pará, se tornou um polo de produção dessa arte, que é considerada uma forma de expressão amazônica.


Quem conhece a cerâmica logo se lembra dos tradicionais vasos e outras peças que compõem a produção artesanal, mas você sabia que há itens que vão além disso?


A LiV foi visitar a Cerâmica Família Sant’ana, que disponibiliza verdadeiras peças de arte funcionais, como xícaras, pratos, amplificadores e até luminárias. Também batemos aquele papo com os artesãos Maynara Sant’ana e Sebastian Sant’ana, que nos apresentaram modelos para compor a casa, e quebrar aquele mito que as peças desse material servem somente para decoração.


Família Sant'ana, que produz artesanato em Icoaraci.

Sebastian destaca que esse processo de criação veio de uma “inquietação” sua e da família. “Antigamente, tudo era feito de cerâmica. A encanação de rua, as louças, os potes de água… Então, pensamos ‘por que não voltar a esse passado?’ Aí a gente tenta replicar o máximo de peças e trazer para a cerâmica”, afirma. 


Essa espécie de “releitura” da cerâmica tem permitido aos artesãos explorar sua criatividade e desenvolver toda espécie de produtos. Por ter uma matéria prima moldável, a cerâmica se torna ilimitada, permitindo que a visão do artista crie o que sua imaginação permitir.


Quando perguntado sobre o público que consome suas peças, Sebastian destaca que o foco é local. “A gente tenta muito conscientizar ao nosso redor, para que consigamos nos estabelecer enquanto artistas. Nós exportamos algumas coisas para fora, mas não chega a ser uma quantidade muito grande. Aqui, a gente entende a cerâmica como um produto artesanal e respeita todos os processos, trabalhando principalmente com o tempo da natureza.”


Confira agora algumas peças:


Xícaras e copos



Cuba e luminária



Porta joias



Conjunto em sousplat



Porta velas



Pires e xícara



Amplificadores de som



...E o clássico porquinho!



Mais matérias Tendências

publicidade