
Poucas coisas dominam tanto o imaginário popular quanto as lendas urbanas. Estas histórias, passadas de geração em geração, fazem parte da cultura local e ajudam a contar a própria história da cidade. Afinal, quem nunca ouviu uma história assombrosa de um parente — ou até mesmo tem uma para contar?
No Pará, essas aparições ganham o nome de “visagens” e são muitas. Algumas delas estão documentadas no clássico Visagens e Assombrações de Belém, do saudoso autor Walcyr Monteiro. A obra serve de base para o curta Visagens e Visões, da Muirak Studio e Insoner Lab, selecionado em mais de 60 festivais nacionais e internacionais — com diversos prêmios conquistados.
Em entrevista para a LiV, os produtores Rod Rodrigues e Gustavo Medeiros compartilham os bastidores da produção e as inspirações que os guiaram, além da forte influência do livro de Walcyr Monteiro.
Visagens e Visões é um curta-metragem em formato de antologia, que mescla o estilo tradicional de animação com a técnica de motion comics. Livremente inspirado no livro, o filme busca dramatizar a intenção de "viagem pela capital paraense" presente na obra original, explorando diferentes épocas, espaços e personagens da cidade. O curta também discute crenças, perspectivas e problemáticas atuais por meio de alegorias e metáforas. E, é claro, não faltam aparições icônicas como A Moça do Táxi e o Lobisomem da Pedreira.
Como surgiu o curta Visagens e Visões? Qual foi a inspiração e o formato escolhido?
O curta surgiu da nossa memória afetiva com o Visagens e Assombrações de Belém, um livro em que o Walcyr reuniu várias histórias e vivências de pessoas da cidade ao longo das décadas. Tentamos transportar essa pluralidade para a animação, retratando a diversidade da cidade e de seus habitantes, no qual criamos uma antologia com várias historinhas que se encaixam como partes de um todo. A narrativa se passa durante uma corrida de táxi: a protagonista é uma passageira, e o taxista vai contando essas histórias, mudando a visão que ela tem de Belém. Tudo isso é fruto do acúmulo de experiências que tivemos até aqui. Por isso, o reconhecimento e os prêmios são importantes — validam toda essa trajetória.
Como tem sido a recepção do filme em outros lugares? E qual o impacto dos prêmios no trabalho do estúdio?
Tem sido muito interessante. Toda a equipe tem uma conexão forte com o projeto, mas o mais bonito é ver o público de diferentes regiões — não só de Belém e do Pará, mas de todo o Brasil — reconhecendo histórias semelhantes às nossas. As pessoas se identificam com as narrativas. Os prêmios funcionam como um incentivo para continuarmos atuantes, produzindo conteúdos com esse potencial do universo amazônico. Este ano ainda teremos novos lançamentos, e sempre nos desafiamos a fazer com que cada produção supere a anterior.
Quais são os projetos atuais do Muirak Studio?
Atualmente, estamos trabalhando em três curtas-metragens e desenvolvendo algumas séries. Entre os projetos, temos Babaçu, dirigido por Gabriel Fernandes; Mundo das Cores, dirigido pelo Gustavo; Exposições de I-za, com direção do Ítalo; e Raízes Mágicos, que está sendo dirigido por mim.
Como vocês veem o cenário da animação em Belém?
O cenário está muito efervescente. Temos produtoras excelentes por aqui, como a Lusco Fusco, que lançou um curta bem interessante recentemente, e a Iluminuras, que já está na ativa há bastante tempo. Também há uma galera independente produzindo muito. É um momento de crescimento para a animação local.
Visagens e Visões está disponível na plataforma Cultne.tv
Ficha Técnica
TÍTULO: Visagens e Visões
FORMATO: Curta-metragem de animação
ANO: 2024
DURAÇÃO: 19 minutos
COR: Colorido
Gênero: Terror / Suspense
Local de Produção: Belém (PA)
VOZES:
Carol Magno
Roberto Ribeiro
ILUSTRAÇÃO, ARTE FINAL E DIREÇÃO DE ARTE:
Helô Rodrigues (Sombras do Largo da Sé)
Gabs Fernandes (Arco Principal)
AD Gomes (Arco Principal)
Eliezer França (Porca do Reduto)
Everton Leão (Lobisomem da Pedreira)
ANIMAÇÃO:
Gustavo Medeiros
Eliezer França
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:
Gustavo Medeiros
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO:
Gustavo Medeiros (Enredo)
Rod Rodrigues (Créditos)
TRILHAS ORIGINAIS:
Zé Bohemio
SONOPLASTIA:
Artlist.io
CAPTAÇÃO, MASTERIZAÇÃO E EDIÇÃO DE ÁUDIO:
Thiago Albuquerque
Gabriel Silveira
Rod Rodrigues
ROTEIRO E DIREÇÃO:
Rod Rodrigues
COLABORAÇÃO DE ROTEIRO:
Carol Magno
Melina Marcelino
Felipe Gillet
Ítalo Rodolpho
COLABORAÇÃO DE DIREÇÃO:
Gustavo Medeiros.
PRODUÇÃO EXECUTIVA:
Jacqueline Medeiros;
Melina Marcelino;
Ítalo Rodolpho;
Felipe Gillet;
Rod Rodrigues
IDEALIZAÇÃO E PESQUISA:
Felipe Gillet
Melina Marcelino
Rod Rodrigues
IDENTIDADE VISUAL:
Bárbara Castro
Marina Pinheiro
Muirak Studios
FOTOGRAFIA DE RUA:
Gerson Rocha
COMUNICAÇÃO:
Caju Multimídia
Muirak Studio
Insoner Lab
CONTATOS:
insonerlab@gmail.com
@muirak_studio
Muirak.com.br
(91)98737-7428