Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Projeto Circular Campina Cidade Velha encerra o ano com sua última edição

A 59ª edição do Circular reúne mais de 40 espaços distribuídos pelos bairros históricos da Campina, Cidade Velha e Reduto, oferecendo arte, economia criativa, gastronomia, além de manifestações das culturas ribeirinha, quilombola e indígena. A edição inclui o Circuitinho para as crianças, o lançamento da versão impressa da Revista Circular, Ecoponto e apresentações musicais ao ar livre. O evento conta com patrocínio master do Banco da Amazônia, por meio da Lei Rouanet do Governo Federal, e das Lojas Renner, além do apoio da Universidade Federal do Pará. 

Para aproveitar o dia inteiro, a recomendação é começar o roteiro logo pela manhã, tomando café em um dos espaços participantes, como a Tapi-Óka, conhecida por suas tapioquinhas com recheios amazônicos. Quem estiver com crianças pode aproveitar a 14ª edição do Circuitinho, que convida os pequenos a conhecer a Praça dos Estivadores e seguir até o Porto Futuro 2, com contação de histórias, memórias, trilha musical e acessibilidade em Libras.


A programação musical começa no fim da manhã, às 11h30, Gigi Furtado apresenta “Sambas e Música Amazônica” no palco do Circular Apresenta, na Rua Carlos Gomes com a Presidente Vargas. Educadora, atriz e cantora com formação erudita, Gigi desenvolve hoje sua carreira na música popular, e traz para o público um repertório de sambas, clássicos brasileiros e canções paraenses, preparando o clima para o restante do dia.

No fim da tarde, às 18h30, o palco recebe o show Amazônia Afro Caribenha, com o grupo Veropa Sessions, formado por Rafael Guerreiro (guitarra), Marcelo Cardoso (saxofone), Emmannuel Penna (bateria) e Dangle Freitas (baixo). Depois de circular por cidades da região Norte, pelo Piauí e por Cuiabá, o grupo traz sua fusão de música paraense com jazz e ritmos afro-caribenhos, impossível ficar parado.

Das 9h às 18h, a Praça do Carmo recebe o Ecoponto Circular, em parceria com o Mulheres Por Elas Belém e a Renner. Para participar, basta levar doações em bom estado: seis peças de roupa, dois pares de sapatos ou um kit com shampoo 2 em 1 e desodorante ou sabonete. Após triagem, quem contribuir recebe uma ecobag exclusiva e um exemplar impresso da Revista Circular.


Revista Circular em edição impressa

Lançada em novembro como edição especial da COP 30, a versão impressa da Revista Circular reúne mais de 80 páginas e mais de dez reportagens. A publicação foi produzida por uma equipe de jornalistas experientes, com coordenação editorial de Luciana Medeiros, diretora de comunicação da Associação Circular. A revista, criada em 2016 por Luciana e pela idealizadora Makiko Akao, tem projeto gráfico de Márcio Alvarenga.

Makiko destaca a importância desse marco: “Sempre sonhamos com a versão impressa. Fizemos nove edições digitais e só agora tivemos a oportunidade de um patrocínio, graças à Renner”. As pautas abordam temas culturais de Belém, incluindo entrevistas com a liderança indígena Priscila Tapajowara e com o fotógrafo Miguel Chikaoka, além de reportagens sobre o Cinema Olympia e outros assuntos. Com uma tiragem de mil exemplares, parte já distribuída em novembro, ainda será possível trocar exemplares no Ecoponto Circular e em espaços participantes.

Novidades da 59ª edição

Entre os destaques desta edição está a estreia do recém-inaugurado Centro Cultural Banco da Amazônia, na Presidente Vargas, que entra no circuito com três exposições gratuitas relacionadas a arte, território e contemporaneidade.

  • “Mandela – Ícone Mundial de Reconciliação”: reúne fotos, vídeos e documentos que revisitram a trajetória e o legado político e humanitário de Nelson Mandela.

  • “Habitar a Floresta”: apresenta obras e projetos sobre modos de vida e saberes amazônicos, refletindo relações entre criação e território.

  • “Clima: O Novo Anormal”: experiência imersiva que combina ciência e arte para discutir a crise climática global.

Outra nova adesão é do Sesc-PA, por meio do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso – Campina, que terá programação gratuita a partir das 9h, com literatura, música, contação de histórias e exposições.

O Museu da UFPA, em Nazaré, recebe o Ateliê Jupati e o Roteiro Geoturístico, que encerra sua rota no palacete após passar pelo Umarizal. No Reduto, a Casa do Fauno retorna ao circuito com uma programação reforçada. Também estará aberto ao público o Museu Casa Francisco Bolonha, no Palacete Bolonha, que integra o Memorial dos Povos Imigrantes e abriga a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


O que mais você encontra

Na Campina, o público pode aproveitar exposições, feiras criativas, oficinas, degustações e almoços afetivos. A Assembleia Paraense apresenta a mostra Do Pará que Forma Olhares; a Fotoativa espalha fotografia pela Praça das Mercês; e espaços como Avintura, Balata, Igá e Tapi-Óka compõem uma rota gastronômica marcada por sabores amazônicos, música e encontros.

Na Kamara Kó Galeria, onde o Circular começou, ocorre a finissage da exposição Amazônia Confidencial, primeira individual no Brasil de Alessandro Falco, com 38 fotografias produzidas entre 2018 e 2025 em várias regiões da Amazônia, resultado de anos de viagens para grandes revistas internacionais.

Na Cidade Velha, tradição e contemporaneidade convivem em degustações, feirinhas, exposições, visitas à Maquete do Centro Histórico no Fórum Landi, ações no CC Bené e circuito dos museus da Feliz Lusitânia.

O Reduto oferece um domingo tranquilo, com oficinas, exposições fotográficas, yoga, cafés e feirinhas. Com atividades gratuitas, em diversos horários, a 59ª edição do Circular celebra Belém por meio da circulação: pelas ruas, pelos encontros, pelas memórias e pela força criativa presente em cada bairro.

PROGRAMAÇÃO 

www.projetocircular.org
@circularcampinacidadevelha