
“Esta copa foi um presente de Deus. O estímulo que faltava aos nossos jovens. Oitenta crianças que veem, por meio do futebol, uma chance de fugir das estatísticas da violência e do vício”. Ivam Paixão, coordenador da equipe “Centro Esportivo Dom Bosco”, time-sede (anfitrião das outras equipes), comemora a seleção e participação de seu time na Copa Coca-Cola.
O projeto “Centro Esportivo Dom Bosco” existe há dez anos, no Bengui, bairro na periferia de Belém e atende 80 crianças e jovens, proporcionando-lhes uma atividade física (o futebol), orientando-os para que se mantenham longe da violência, das drogas, em um bairro considerado dos mais violentos da capital. “Nosso trabalho é um trabalho preventivo, porque se há prevenção, não há jovens em situação de risco”, afirma Paixão, cujo esforço vai além de orientar suas crianças – para garantir a continuidade do projeto, o coordenador do Dom Bosco fez da sala de sua casa a sede do projeto. “Minha cozinha é o refeitório”, conta entre risos. “Não recebemos apoio de ninguém e o projeto só consegue se manter porque recebemos pequenas doações da própria comunidade, mas a maior parte do trabalho é voluntário”. O próprio Ivam, que é monitor do programa “Mais Educação” (do Governo Federal) doa parte do dia para acompanhar seus “atletas” de perto. O Cento Esportivo Dom Bosco, explica, tem três pilares fundamentais, sobre os quais todo o trabalho é feito: “razão, religião e bondade”.
Copa Coca-Cola de Futebol
O Grupo Simões está trazendo para o Pará o maior campeonato de futebol para adolescentes do País: a Copa Coca-Cola. Voltado para jovens de 13 a 15 anos, o torneio, anual, terá sua primeira edição disputada em comunidades de 27 cidades, reunindo mais de 10 mil atletas, distribuídos por 564 equipes, nas categorias Masculina e Feminina.
O campeonato tem início em 27 de agosto e termina em 27 de novembro.
Promovida pela Coca-Cola em mais de 20 países, a Copa Coca-Cola vai além do aspecto esportivo, propondo uma celebração das famílias e da vida saudável na comunidade. Para participar, é obrigatório o jovem estar matriculado na escola. No entorno dos campos, o público poderá participar de atividades de lazer, como brincadeiras e apresentações musicais, além de palestras sobre estilo de vida saudável, como a importância da alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas. Por estimular a adoção de hábitos de vida saudável pela população, o torneio conta com o apoio do Ministério da Saúde.
“A Copa Coca-Cola é mais do que um grande evento esportivo, mobilizando mais de 10 mil jovens em comunidades de todo o Brasil. É também um grande acontecimento de celebração da felicidade das famílias nas comunidades, estimulando um estilo de vida saudável e valores como espírito de equipe, amizade e convívio em harmonia”, comenta Luciana Feres, diretora de Marketing de Coca-Cola Trademark.
O torneio -A primeira edição nacional da Copa Coca-Cola será dividida em duas etapas: Local e Nacional (Preliminar e Final). Na categoria Masculina, as equipes se enfrentam em 27 cidades durante a fase Local, que classificará 32 times para a fase Nacional Preliminar. Dessa etapa, restarão oito para a Nacional Final, que definirá o campeão em jogos eliminatórios. Já a categoria Feminina será realizada em 11 cidades. Os jogos da etapa Local definirão 16 equipes para a etapa Nacional Preliminar, restando quatro equipes para a fase Nacional Final.
Os jogos serão disputados em dois tempos de 25 minutos. As equipes deverão ser formadas livremente pelos participantes, tendo de 20 a 22 integrantes.
Copa Coca-Cola em Belém:
O número de times inscritos na capital paraense surpreendeu: até 20 de julho, data limite para inscrição na Copa, 42 times tentaram uma vaga no torneio. Desses, 16 equipes foram selecionadas. São jovens, crianças entre 13 e 15 anos de idade, moradores dos bairros mais distantes do centro de Belém. A Federação Paraense de Futebol está apoiando a Coca Coca-Cola em Belém.
O Calendário do evento no Pará:
20/08 - Congresso Técnico
23/08 - Coletiva de Imprensa
27/08 - Eliminatórias
28/08 - Eliminatórias e Coletiva Nacional
03/09 - Eliminatórias
04/09 - Eliminatórias
11/09 - Semifinal e Final
Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply