

O paulista Marcelo Pasqua é um dos nomes em ascensão na cena artística brasileira. Escultor, pintor e designer, o artista tem ganhado destaque em diferentes nichos culturais. Como resultado de sua empreitada mais recente, a exposição “Estudos Tradicionais Com Visão Contemporânea” está sendo realizada no Centro Técnico Templo da Arte, em São Paulo, e segue até o dia 25/04.
Resultado de dois anos de estudo na Florence Academy of Art em Florença (Itália), a mostra é composta por 32 quadros feitos basicamente com carvão e lápis. “Os papeis são especiais, eles têm uma gramatura grossa e aspecto de lixa, então com o carvão você consegue quebrar essas lixas e deixar a textura bem lisa”, explica Marcelo.
_54922155223.jpg)
Ele encontrou uma forma de aliar seus conhecimentos de arte clássica oriundos de sua estadia na Itália com sua visão atual. “Morei dois anos na Itália e estudei arte clássica. Sei que isso foi muito importante pra produzir o que faço hoje. Até nas impressões 3D, pois muitos dos conceitos que aprendi na academia eu uso no dia a dia. Há certa leitura, é a minha visão do momento, por isso chamei a exposição de visão contemporânea. Nunca tinha exposto esses trabalhos clássicos, acho que pela aceitação. E lá [no Centro Técnico Templo da Arte], como é um casarão de 1920, foi possível trazer esse link com os estudos tradicionais”, conta.
Contemporâneo e clássico
Misturar contemporâneo e clássico é algo recorrente nos trabalhos do artista. De pintura com carvão a impressões 3D, diferentes épocas conversam em suas obras: “Gosto de fazer uma crítica contemporânea usando uma técnica clássica”. Para o artista, no âmbito da arte, a impressora 3D ainda está engatinhando, mas é uma forma muito eficaz para materializar ideias. “Eu vejo uma infinidade de possibilidades de criar, pois você pode usar cálculos matemáticos e ferramentas que te ajudam muito. A impressão 3D cria muitas possibilidades, pois ela precisa do digital e isso não tem limites de criação”.

Marcelo já trabalhou com grandes marcas de segmentos como moda, publicidade e cinema. Em 2009, desenvolveu uma animação para o filme Besouro, de João Daniel Tikhomiroff. Além disso, participou da animação institucional do grupo de cinema Cinemark e do comercial do energético Burn.
Ano passado, esteve no programa da Rede Globo “Encontro Com Fátima Bernades” e falou sobre sua vitória no evento Art Battle São Paulo 2014, que é uma competição de pintura. “Participar do Art Battle foi muito bom, pois me forcei a pintar de uma forma mais rápida. Você começa a pensar e se preocupar com outras coisas como composição, balança de cores...”, conta.
Marcelo ministra workshops de desenho e impressão 3D e produz pinturas e esculturas sob encomenda. Você pode conferir e acompanhar seu trabalho no site https://marcelopasqua.com/

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply