As novas regras de segurança do Pix entraram em vigor, nesta segunda-feira (2), com o objetivo de agilizar a recuperação de valores em casos de golpes, fraudes e coerção. A mudança foi implementada pelo Banco Central.
A principal mudança está na redução do prazo para devolução do dinheiro. Com a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), a expectativa é que os valores sejam restituídos em cerca de 11 dias após a contestação, tornando o processo mais rápido para as vítimas, segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil.
Outra novidade é o bloqueio automático de contas suspeitas assim que há denúncia de fraude. Antes, a conta só era bloqueada após uma análise inicial. Agora, o bloqueio ocorre de forma imediata, e a investigação é feita na sequência.
De acordo com o Banco Central, a medida busca impedir a pulverização dos valores em várias contas, prática comum em golpes e que dificultava o rastreamento do dinheiro. Com o uso de novas tecnologias, o acompanhamento das transações passa a ser mais eficiente e praticamente em tempo real.
A atualização também melhora a comunicação entre instituições financeiras e órgãos de segurança, além de exigir critérios mais rigorosos para identificar transações suspeitas. Especialistas estimam que as mudanças podem reduzir em até 40% o número de fraudes bem-sucedidas.
As novas regras fazem parte do esforço contínuo do Banco Central para reforçar a segurança do Pix e ampliar a proteção aos usuários do sistema de pagamentos instantâneos.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply