Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Saiba o que muda com as novas regras do Pix que entram em vigor hoje

As novas regras de segurança do Pix entraram em vigor, nesta segunda-feira (2), com o objetivo de agilizar a recuperação de valores em casos de golpes, fraudes e coerção. A mudança foi implementada pelo Banco Central.

A principal mudança está na redução do prazo para devolução do dinheiro. Com a atualização do Mecanismo Especial de Devolução (MED), a expectativa é que os valores sejam restituídos em cerca de 11 dias após a contestação, tornando o processo mais rápido para as vítimas, segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil.

Outra novidade é o bloqueio automático de contas suspeitas assim que há denúncia de fraude. Antes, a conta só era bloqueada após uma análise inicial. Agora, o bloqueio ocorre de forma imediata, e a investigação é feita na sequência.

De acordo com o Banco Central, a medida busca impedir a pulverização dos valores em várias contas, prática comum em golpes e que dificultava o rastreamento do dinheiro. Com o uso de novas tecnologias, o acompanhamento das transações passa a ser mais eficiente e praticamente em tempo real.

A atualização também melhora a comunicação entre instituições financeiras e órgãos de segurança, além de exigir critérios mais rigorosos para identificar transações suspeitas. Especialistas estimam que as mudanças podem reduzir em até 40% o número de fraudes bem-sucedidas.

As novas regras fazem parte do esforço contínuo do Banco Central para reforçar a segurança do Pix e ampliar a proteção aos usuários do sistema de pagamentos instantâneos.