
No dia 4 de março, o Centro Cultural do Banco do Brasil, em São Paulo, inaugurou a mostra “Jerry Lewis – O Rei da Comédia”. 23 filmes serão exibidos até o dia 30 deste mês. A coletânea escolhida a dedo busca fazer um apanhado de toda a carreira do artista e mostrar o Jerry Lewis ator, diretor, roteirista e produtor.
Filmes consagrados como “O Professor Aloprado”, “Mocinho Encrenqueiro” e “Cinderelo Sem Sapato” serão alguns dos títulos exibidos, porém a mostra também vai dar espaço para trabalhos menos populares do artista como por exemplo, “Artistas e Modelos” de 1955, o longa foi uma das muitas parcerias com o cantor Dean Martin que o ajudou a fazer sua carreira decolar. Este filme conta a história de um cartunista desempregado (Dean Martin) que se sente incomodado com o seu companheiro de quarto (Lewis), que sonha histórias das revistas em quadrinhos que lê. Até que ele percebe que as aventuras sonhadas nunca foram publicadas e podem ser sua fonte criativa.
O período da mostra se encerra no final deste mês e os ingressos custam apenas R$ 4. Há meia entrada. Confira a programação completa: https://bit.ly/1aLP0A0
Sobre o artista
Ator, cantor, diretor, dançarino, produtor e filantropo, Jerry Lewis começou a descobrir sua vocação aos 5 anos de idade ao dublar canções em um fonógrafo. Iniciou sua fama fazendo a parceria com o cantor Dean Martin na década de 40. Eles se apresentavam em casa de shows, tinham seu programa de rádio e protagonizavam filmes da Paramount Pictures. Anos depois a dupla ainda fez parte de um quadrinho chamado “The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis” publicado pela DC Comics, depois do término da parceria Martin-Lewis a HQ passou a se chamar “The Adventures of Jerry Lewis”.
A carreira solo de Lewis começou no final da década de 50 e foi um sucesso imediato que entrou para história cinematográfica com títulos como: “O Otário”, “O Mensageiro Trapalhão”, “Cinderelo Sem Sapato” e muitos outros.
Vários prêmios já foram atribuídos para o artista, o mais recente foi o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, que é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para personalidades com projetos de cunho humanitário. Jerry Lewis tem seu programa beneficente chamado Jerry Lewis MDA Telethon, que ajuda crianças com distrofia muscular.
Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply