Casa Cor Pará

Tudo pronto para o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, que vai reunir 131 profissionais, expor 70 ambientes e receber mais de 40 mil pessoas

29/09/2011 14:44 / Por: Leonardo Aquino/ Fotos Diego Ventura
Casa Cor Pará

Entre os meses de maio e agosto deste ano, a movimentação foi intensa no antigo quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar, em Belém. Mais de 250 operários trabalharam dia e noite para colocar em prática sofisticados projetos arquitetônicos. Agora, a partir de setembro, quando receberá a primeira edição da Casa Cor Pará, o espaço vai ficar ainda mais movimentado. Cerca de 40 mil visitantes são esperados na versão paraense do maior evento de arquitetura, design e paisagismo das Américas, que promete lançar novas tendências e impulsionar ainda mais o mercado local.

Antes que o espaço fosse aberto ao público com o acabamento que leva a assinatura da Casa Cor, houve muito trabalho. Foi preciso fazer uma série de adaptações no interior do antigo quartel para que ele pudesse receber os ambientes temáticos que compõem a mostra. Forros, pisos e instalações elétricas foram algumas das intervenções básicas feitas para deixar tudo pronto para os arquitetos. Essa tarefa que parece simples precisou, contudo, ser feita com atenção redobrada, já que uma parte do prédio do quartel, que tem mais de 130 anos de construído, é patrimônio tombado.

“Os elementos históricos não puderam ser destruídos. Isso trouxe um desafio ainda maior para os arquitetos responsáveis pelos projetos, que tiveram que evidenciar esses elementos e tirar proveito deles”, conta César Meira, um dos sócios franqueados da Casa Cor Pará, lembrando que o espaço foi cedido pelo Governo do Pará.

No total, serão reproduzidos 70 ambientes, entre espaços domésticos e corporativos. Quartos, livings e cozinhas estarão lado a lado com gabinetes, estúdios e escritórios. Espaços com perfis diferenciados, mas unidos por conceitos inovadores ligados ao tema da mostra, “Dia a dia com a tecnologia”. Alguns deles serão dedicados a personalidades paraenses. O lutador do Ultimate Fighting Championship (UFC) Lyoto Machida, por exemplo, é a inspiração para a Academia do Campeão.

A cantora Fafá de Belém será homenageada no Camarim do Artista. Já o Atelier do Estilista será dedicado a André Lima, um dos maiores nomes da moda brasileira. O saudoso chef Paulo Martins, embaixador da culinária paraense pelo mundo afora, batizará uma cozinha que receberá eventos e cursos ligados à gastronomia. O prestígio ao Pará estará não apenas nesses, como em todos os espaços, já que os 131 profissionais participantes da mostra são paraenses ou radicados no Estado.

Na área externa do quartel, haverá os projetos de paisagismo, que receberam sugestivos nomes: Jardim das Sensações, Jardim dos Sussurros, Jardim Cenográfico e Jardim Equatorial. Além disso, foi montado um palco para apresentações musicais. A atração que provavelmente é uma das mais aguardadas é o Espaço Institucional Leal Moreira, que também já foi batizado de Espaço de Vidro e promete surpreender pela criatividade e ousadia. “Procuramos deixar os arquitetos com liberdade para criar. Quem visitar a Casa Cor Pará pode esperar não só ousadia, como também sustentabilidade e tecnologia, que fazem parte da premissa da mostra”, explica César Meira.

Parcerias

A Casa Cor não é só um grande evento de arquitetura e design, mas também de lazer e entretenimento. Durante os quase dois meses de funcionamento, ela terá também atrações culturais e gastronômicas. Para isso, foram fechadas parcerias que agregarão ainda mais valor à mostra. Os restaurantes Armazém Belém e A Forneria, o wine bar Grand Cru, a sorveteria Ice Bode, a doceria Doçura’s e a temakeria Hai estarão presentes com ambientes exclusivos na Casa Cor.

A Leal Moreira também é uma parceira importante do evento. A construtora é a patrocinadora estrutural e forneceu toda a mão-de-obra necessária para a adequação do antigo quartel da PM. “Buscamos uma construtora que tivesse o porte para apoiar um evento da importância da Casa Cor e encontramos um casamento perfeito com a Leal Moreira, uma das maiores empresas do Pará”, justifica César Meira. “Os sócios estão de parabéns pela coragem de trazer a Casa Cor a Belém e podem contar conosco para que ela seja o melhor evento do Brasil”, completa André Moreira, diretor da Leal Moreira.

A Leal Moreira terá dois espaços na Casa Cor Pará. O Lounge, em parceria com o restaurante Grand Cru, terá festivais de vinhos e gastronomia e será aberto para eventos. Já o Espaço Institucional terá o objetivo de apresentar a construtora, mas sob um conceito diferente. “Vamos mesclar a tecnologia, que é o tema da mostra, com um lado mais humano, mas não SEM dar muitos detalhes para não adiantar as surpresas”, diz André Moreira.

Os espaços da Leal Moreira serão decorados por dois escritórios parceiros da construtora. O escritório Perlla et Jr será responsável pelo Lounge, que terá 185 metros quadrados e um mezanino. Para o arquiteto José Jr., um dos sócios do escritório, o Lounge será uma espécie de salão de festas da Casa Cor Pará e funcionará como um espaço múltiplo, com galeria de arte, espaço de música, cinema, gastronomia e arquitetura. Ele será dividido em hall de entrada, bar e salão, com móveis assinados por grandes designers ao lado de criações próprias como sofás e divisórias.

Já o Espaço Corporativo ficará a cargo do escritório Henry Harada Arquitetos Associados. O ambiente tem 27 metros quadrados e, ao contrário do que o nome pode dar a entender, não será dedicado à venda de empreendimentos da Leal Moreira, e sim de mostrar o conceito dos produtos da construtora. A Leal Moreira leva para seus visitantes espaços que reúnem ainda o talento de artistas como a grafiteira Dri-K Chagas e o videomaker Rodrigo Sabá.

História

A primeira edição da Casa Cor aconteceu em 1987, em uma propriedade da família Forbes, no Jardim Europa (bairro da cidade de São Paulo). Foram apresentados na ocasião 22 ambientes, idealizados por 25 profissionais e visitados por 6,7 mil pessoas. Desde sua inauguração, a mostra vem alcançando números grandiosos e hoje integra o calendário dos eventos mais importantes da cidade de São Paulo. Ano passado, cerca de 159 mil visitantes conferiram as novidades do setor, um crescimento de 2000% em público em relação à primeira edição.
A ideia do evento surgiu quando a brasileira Yolanda Figueiredo e a argentina Angélica Rueda, durante uma viagem para Buenos Aires, encontraram seus amigos Javier Campos Malbrán e Ernesto Del Castilho, que fizeram a proposta às duas para organizar um evento de decoração no Brasil. A partir daí, a Casa Cor tornou-se referência de bom gosto, influenciando formadores de opinião e agregando valor às marcas as quais se associa.

Em 2000, a marca foi adquirida por um fundo de investimentos administrado pelo Pátria Banco de Negócios. O histórico de sucesso repercutiu e ganhou mais força em março de 2008, quando ocorreu a aquisição por Abril S/A e Grupo Doria. Desde então, diversas inovações surgiram, como um audacioso plano de licenciamento de produtos com a marca, investimento em opções de entretenimento e a criação e expansão de outros eventos e franquias.

Atualmente o Grupo Casa Cor tem 21 franquias, das quais 17 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e quatro internacionais (Chile, Panamá, Peru e Punta Del Este). Este é o primeiro ano em que a Casa Cor Pará promove a mostra.

Mais matérias Projetos

publicidade