
Aprender vai além da sala de aula. O Projeto Rotas Maristas, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, proporciona experiências imersivas que conectam o conteúdo escolar à realidade. Por meio de visitas a museus, centros de inovação, fazendas e outros espaços, os estudantes aprofundam conhecimentos em ciência, arte, sustentabilidade, tecnologia e cidadania.
“O Rotas Maristas é uma aula em campo que propõe uma caminhada de dentro para fora da escola, oferecendo aos alunos do 9º ano, 1º e 2º séries do ensino médio vivências que ampliam perspectivas e conectam o aprendizado à realidade. Mais do que visitas, como à USP, essas experiências despertam o protagonismo estudantil, permitindo que cada estudante desenvolva seu projeto de vida, articule ideias e construa conhecimento a partir do contato direto com diferentes ambientes”, destaca Irmão Renato, diretor do Colégio.
A primeira viagem do ano foi para São Paulo com estudantes da 1ª série do Ensino Médio, que participaram de uma semana intensa e diversificada. No primeiro dia, exploraram a Avenida Paulista, o Museu do Ipiranga e o Aquário de São Paulo, abordando cultura, história e meio ambiente. No segundo, visitaram a Fábrica da Nestlé, o Mercado Municipal e a Pinacoteca, focando em produção, diversidade e arte. O terceiro dia foi dedicado à educação financeira e tecnologia, com visitas à XP Investimentos, Microsoft, Catavento Cultural e MASP.
No quarto dia, conheceram a USP e a Embraer, explorando o ambiente acadêmico e industrial. Por fim, no quinto dia, estiveram na Faculdade Sírio Libanês e na Editora FTD, refletindo sobre saúde, pesquisa, humanização e educação.
“Essa viagem me marcou muito. Mesmo sendo a única e a última pelo projeto, já que ano que vem estarei na 3ª série, me proporcionou uma visão mais clara sobre o vestibular e sobre meu futuro. Consegui refletir melhor sobre minhas escolhas, algo que muitos jovens têm dificuldade em fazer. Visitar diferentes centros de ensino me inspirou e ampliou minhas perspectivas para o que vem pela frente”, conta Pedro Moreira, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
Em novembro, está marcada a viagem para a NASA, nos Estados Unidos, com os alunos do 9º ano. Em 2026, os roteiros serão, 9º ano para os Estados Unidos, 1ª série para São Paulo e 2ª série para a França.
Mais do que ampliar o repertório cultural e acadêmico, a iniciativa promove a autonomia, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a empatia, valores essenciais à construção de uma sociedade mais justa, solidária e consciente.
Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply