
“Você já escutou a Terra?” Esta é a sua chance. A exposição inédita chega ao Museu do Estado do Pará, em Belém, no próximo sábado (25), e convida o público a refletir sobre a relação entre os seres humanos e o planeta por meio de experiências sensoriais, histórias de vida e uma escuta "ampliada" da Terra. A entrada é gratuita.
Uma das primeiras interações que a mostra proporciona aos visitantes acontece logo na entrada, onde o público é convidado a gravar sua própria resposta à pergunta que dá nome à exposição, na “Cabine Manto”. Em seguida, percorrem o espaço imersivo, coberto pelo grande Manto coletivo.
O percurso inclui também a instalação “Rios de Memória”, com histórias de moradores dos biomas brasileiros narradas por suas próprias vozes. A visita termina com “Fala, Museu da Pessoa”, espaço dedicado à trajetória da instituição e aos bastidores da montagem da exposição.
Além da experiência presencial, o público também poderá acessar uma versão digital da mostra, com depoimentos, trilha sonora original, conteúdos educativos e vídeos de bastidores. O acervo reúne mais de 50 histórias de vida coletadas entre 2024 e 2025 nos seis biomas brasileiros.
A exposição faz parte da programação "Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas", promovida pelo Museu da Pessoa. Com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, o projeto tem apoio do Ministério da Cultura, patrocínio da Petrobras, Mercado Livre, 3M, Itaú e Pepsico, além de parceiros como o Museu Nacional dos Povos Indígenas e do Museu das Culturas Indígenas.
O Museu do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré, fica localizado na Praça Dom Pedro II, no bairro da Cidade Velha, em Belém. A Exposição “Você Já Escutou a Terra?” fica aberta ao público de 25 de outubro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; e sábados e domingos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita e a versão digital pode ser acessada aqui.
Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply