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Google lança ferramenta para identificar imagens feitas por IA

Você sabe identificar se uma imagem é real ou criada por Inteligência Artificial (IA)? O Google anunciou a integração de uma nova ferramenta de verificação de imagens ao aplicativo Gemini que promete ajudar os usuários nessa tarefa que, muitas vezes, é difícil. 


O sistema pode identificar marcas d’água invisíveis SynthID, tecnologia usada pela empresa para marcar conteúdos criados pelos próprios modelos de IA. Imperceptíveis a olho nu, essas marcações podem ser detectadas através de ferramentas específicas e que agora foram incorporadas ao Gemini.


Os modelos de IA do Google incluem o SynthID automaticamente em imagens produzidas. Até então, a checagem estava limitada a plataformas como o portal de detecção da tecnologia.


Para analisar uma imagem, é preciso fazer o upload no aplicativo Gemini ou no site do Gemini e perguntar: “Esta imagem foi gerada com IA?”. O arquivo será analisado e o recurso alertará sobre quaisquer marcas d’água SynthID encontradas indicando se a imagem foi criada com um modelo de IA do Google.


Mesmo que nenhuma marca d’água SynthID seja encontrada, o Gemini tentará analisar a imagem em busca de sinais reveladores de IA. Segundo o0 Google, o Gemini 3 Pro é particularmente eficaz na detecção de artefatos sutis de IA, muitas vezes identificando sinais reveladores que um observador casual pode não perceber, como resquícios de termos de instruções comuns aparecendo no texto, objetos com física inconsistente ou uma aparência de “pele de IA” artificialmente lisa.


Além de artefatos visuais, ele também pode identificar outras pistas, como as convenções de nomenclatura de arquivos comumente usadas por aplicativos de IA generativa e marcas d’água visíveis, como o ícone de “brilho” que o Nano Banana adiciona às suas próprias imagens geradas por IA. No entanto, diferentemente do SynthID, essas técnicas não podem confirmar a geração por IA com absoluta certeza.


Mas, apesar do avanço, a ferramenta possui limitações. O SynthID funciona apenas em conteúdos criados pelas IAs do Google, deixando imagens produzidas por plataformas como Midjourney ou GPT Image 1 fora da detecção segura.


Embora o Gemini tente identificar pistas alternativas, essas análises não oferecem confirmação definitiva. O Google pretende expandir o SynthID para vídeo, áudio e texto, além de incorporar credenciais C2PA, padrão que permitirá verificar conteúdos gerados por diferentes empresas.


Mesmo assim, especialistas alertam que a marca d’água não impede tentativas de fraude, mas ajuda a fortalecer uma cultura de checagem em tempos de desinformação digital.