A cirurgia bariátrica é hoje o único tratamento para obesidade disponível na rede pública de saúde. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), o número de cirurgias no sistema aumentou: foram mais de 5 mil em 2024, alta de 25% em dois anos. De janeiro a setembro de 2025 houve uma queda de 14,5%, na comparação com o mesmo período de 2024.
Mais de 6 milhões de brasileiros precisam da cirurgia bariátrica para perder peso. A procura, segundo reportagem do Jornal Nacional, é tanta no sistema público de saúde que os médicos defendem a criação de uma fila única para melhorar o atendimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a obesidade uma epidemia global. No Brasil, 68% das pessoas têm sobrepeso. E desse total, quase metade está obesa. A tendência é que esses números continuem aumentando. De acordo com a matéria do JN, a Federação Mundial de Obesidade prevê que em 2030 mais de 119 milhões de brasileiros estarão acima do peso. O que acende um alerta para uma série de doenças, como as do coração, diabetes e câncer.
O mais novo recurso para combater a obesidade ainda é muito caro: as chamadas canetas emagrecedoras. Mesmo assim, a OMS divulgou, agora em dezembro, uma nova diretriz que recomenda o uso prolongado desses medicamentos em adultos obesos.
O Ministério da Saúde declarou que vem promovendo uma série de ações, com toda a estrutura pública e privada do país, incluindo mutirões, para atender quem precisa da cirurgia bariátrica.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply