Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Uva-passa é saudável? Especialistas falam sobre o alimento que divide opiniões no fim de ano

Você é team "COM uva-passa” ou "SEM uva-passa”? Todo fim de ano essa discussão aparece nas redes sociais e na hora de decidir as ceias de Natal e Ano Novo. Mas, o que dizem os nutricionistas? 


A fruta é um alimento in natura desidratado, que perdeu grande parte da água e passou a ter a frutose e outros mais concentrados. Por esse motivo, apresenta alta densidade energética, oferecendo mais calorias em um volume menor quando comparada à uva fresca. Por isso, organizar a porção é fundamental. 


De acordo com nutricionistas entrevistados pelo G1, todas as frutas secas concentram mais açúcar (frutose) porque, quando a água evapora, os demais constituintes aumentam proporcionalmente. Dessa forma, o açúcar pode se tornar um problema para pessoas com diabetes. Nesses casos, a recomendação é limitar o consumo a uma porção de uma colher de sopa, o equivalente a 15 unidades, em média.


Além disso, segundo a reportagem, recomenda-se que ela não seja consumida isoladamente, mas sempre junto com outros alimentos. E não basta consumir a uva passa junto com bastante água, porque esse efeito não é compensado.


Por ter fibras, o índice glicêmico da uva-passa (velocidade de aumento da glicemia no sangue) não é alto, o que é positivo. Mas a frutose que o alimento possui em excesso pode levar a problemas hepáticos.


Para quem adora uva-passa, a recomendção é associar a fruta à outros alimentos, como iogurtes, cereais integrais e sementes, utilizando-a como ingrediente e não como base principal de um lanche ou refeição.