A Barbie lançou sua primeira boneca com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após mais de 18 meses de estudo e pesquisas em colaboração com a Autistic Self Advocacy Network, ONG liderada por pessoas autistas e que luta pelos direitos dessa comunidade, a nova boneca integra a linha Barbie Fashionista e faz parte de um esforço da Mattel em trazer diversidade para as bonecas e representar meninas e mulheres ao redor do mundo.
A linha já reúne mais de 175 versões, com diferentes tons de pele, tipos de cabelo e corpos. Em 2023, a Mattel lançou a primeira Barbie com Síndrome de Down; em 2024, a primeira com deficiência visual; e, em 2025, lançou bonecas PCDs inspiradas em brasileiras.
Durante o processo de desenvolvimento da boneca do espectro autista, executivos da ONG ajudaram a criar os detalhes que refletem a realidade de pessoas com autismo. A boneca apresenta articulações nos cotovelos e pulsos, permitindo movimentos como autoestimulação e o agitar de mãos usados por muitos autistas para processar informações sensoriais ou expressar alegria. O olhar da Barbie é levemente deslocado para o lado, refletindo como alguns membros da comunidade evitam o contato visual direto.
Além disso, a boneca vem com um fidget spinner, brinquedo giratório usado para aliviar estresse e ansiedade, fones de ouvido com cancelamento de ruído, com objetivo de evitar sobrecarga sensorial, e um tablet com um aplicativo de Comunicação Alternativa e Aumentativa. Até mesmo o vestido e os sapatos foram pensados para o conforto e facilidade dos movimentos.


Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply