A raríssima Rafflesia hasseltii, uma das flores mais difíceis de ser localizada, foi encontrada durante uma expedição científica em Sumatra, na Indonésia, liderada pelo botânico Chris Thorogood, da Universidade de Oxford.
Ao se deparar com o desabrochar da espécie, uma das flores de maior porte do mundo, o biólogo indonésio, Septian Andriki, não se segurou a emoção ao ver a planta que procurava há 13 anos.
A flor gigante e parasita é difícil de ser localizada e, segundo Thorogood, a espécie é tão difícil de ser avistada que “já foi vista mais vezes por tigres do que por humanos”. Com tamanho próximo de uma melancia, a planta abriu lentamente suas pétalas ao longo da noite, permitindo aos cientistas registrar o desabrochar pela primeira vez.
Nas redes sociais, o pesquisador compartilhou que o encontro com a planta exigiu dois dias de caminhada dia e noite. "Poucas pessoas já viram essa flor, e nós a vimos desabrochar à noite. Foi mágico", afirmou.
Além da aparência incomum, a planta exala um odor semelhante ao de carne em decomposição, estratégia que atrai moscas para sua polinização. O cheiro, porém, é menos intenso do que o de outras espécies do gênero, como a Rafflesia arnoldii, a maior do mundo, conhecida como “flor-cadáver”.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply