Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Robô faxineiro humanoide é eleito uma das melhores invenções de 2025

O robô faxineiro da empresa americana Figure foi escolhido como uma das melhores invenções de 2025 pela Revista Time. O novo modelo, nomeado como Figure 03, foi lançado em 9 de outubro e é capaz de dobrar roupas, limpar mesas e realizar entregas.


Com 70 kg e 1,68 m de altura, o robô mantém a velocidade de 1,2 milésimo de segundo e a capacidade de transportar até 20 kg. O Figure 03 possui articulações menores e mais fortes que a versão anterior, além de mãos mais finas para tarefas que exigem delicadeza. A nova versão também conta com sistema de comandos de voz e memória para localizar objetos. Com a rede neural Helix, o robô simula o sistema cognitivo humano, permitindo que ele execute tarefas complexas com precisão.


As demonstrações apontam que o Figure 03 pode colocar roupas e sabão na máquina de lavar, separar objetos em pilhas e manusear itens que exigem mais precisão dos dedos, como ovos e cartas de baralho.


De acordo com a revista, o robô faz as tarefas, mas nem sempre de forma perfeita. Em mais de uma tentativa de colocar roupas na máquina, ele deixou cair uma peça e não conseguiu pegá-la de volta. Ele também apresentou dificuldade para dobrar camisetas.


Entre os investidores da Figure, estão a Nvidia, a OpenAI, a Microsoft e Jeff Bezos. E entre seus principais concorrentes estão a Tesla, que tem o robô humanoide Optimus, e a chinesa Unitree, que possui um cão-robô.


Nesta primeira etapa, o robô será restrito para um grupo limitado de parceiros e não será liberado para fins domésticos, um dos focos da fabricante.