Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Theatro da Paz celebra 148 anos com programação gratuita; confira

O Theatro da Paz completa 148 anos no próximo domingo (15) e uma programação especial e gratuita foi feita para celebrar a data. O público poderá participar de visitas guiadas que apresentam a história, a arquitetura e os principais espaços do teatro, promovendo interação e conhecimento sobre o patrimônio cultural. As visitas seguem até 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h, sempre com saídas a cada hora.

História - Inaugurado em 15 de fevereiro de 1878, no auge do ciclo da borracha, o Theatro da Paz mantém características originais mesmo após reformas ao longo dos anos. O prédio se destaca pela acústica, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos, obras de arte e detalhes decorativos com folhas de ouro. Reconhecido como um dos Teatros-Monumentos do Brasil, é sede da Amazônia Jazz Band (AJB) e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).

Em 2025, o espaço recebeu mais de 70 mil pessoas em 180 apresentações. Somente os concertos da AJB e da OSTP reuniram cerca de 14 mil espectadores. Além da programação interna, os grupos também se apresentaram em locais como Usinas da Paz, escolas, Nova Doca, Parque da Cidade e em municípios do interior do Pará, ampliando o acesso à cultura.

O XXIV Festival de Ópera levou ao público as estreias mundiais de “Cobra Norato – Terras do Sem Fim” e “I-Juca Pirama – Aquele que Deve Morrer”, atraindo mais de quatro mil espectadores. O evento ainda contou com parcerias com teatros de outras regiões, entre eles o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2025, o Iphan formalizou a candidatura conjunta do Theatro da Paz e do Teatro Amazonas à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Durante o processo, foram realizadas oficinas, seminários e visitas técnicas do Icomos. A recomendação oficial deve ser encaminhada à Unesco em março, e a decisão final está prevista para julho, na 48ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.


Foto de capa: Bruno Cecim/Agência Pará