Planejar uma viagem, programar as próximas férias ou desfrutar um descanso prolongado são metas que fazem parte do planejamentos de muitas pessoas. E em 2026, o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos está propício para quem deseja aproveitar as datas.
Dos 10 feriados nacionais, sete cairão em segundas ou sextas-feiras, segundo Portaria publicada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira (30). O calendário, além de abrir espaço para ótimos descansos, também dá datas estratégicas em terças e quintas para estender a folga.
A seguir, confira sugestões de datas para aproveitar feriados e férias ao longo de 2026:
Carnaval
Sugestão: 18 a 27 de fevereiro
Embora o Carnaval seja ponto facultativo, muitas empresas costumam liberar os dias. Quem negociar férias nesse período poderá emendar dois fins de semana, os dias de folia e ainda 10 dias de descanso oficial.
Sexta-feira Santa
Sugestão: 6 a 17 de abril
Com 12 dias de férias combinados com o feriado religioso e dois fins de semana, dá para garantir mais de duas semanas de folga.
Dia do Trabalhador
Sugestão: 4 a 15 de maio
O feriado de 1º de Maio cai numa sexta-feira. Ao emendar as férias logo depois, é possível aproveitar dois fins de semana e somar até 17 dias de folga.
Independência do Brasil
Sugestão: 8 a 18 de setembro
O feriado de 7 de setembro cai numa segunda-feira. Com férias encaixadas e dois fins de semana, o descanso pode render até 16 dias.
Nossa Senhora Aparecida até Finados
Sugestão: 13 a 30 de outubro
O feriado de 12 de outubro (segunda-feira) pode ser o início de uma folga que vai até antes de 2 de novembro (domingo). É uma boa opção para quem deseja viajar para fora do país ou descansar por mais tempo.
Finados + Consciência Negra
Sugestão: 31 de outubro a 22 de novembro
Ao combinar os feriados de 2 de novembro (domingo) e 20 de novembro (quinta-feira), é possível garantir um dos períodos mais vantajosos do segundo semestre.
Natal e Ano Novo
Tanto o Natal quanto a Confraternização Nacional caem em sextas-feiras, o que facilita a criação de um recesso prolongado no final do ano.
Vale ressaltar que, antes de marcar as férias, é importante lembrar algumas regras da CLT. Por exemplo, existe um limite mínimo de dias para o descanso. Assim, quem pretende pedir apenas quatro dias para emendar com um feriado não conseguirá.
Com informações do G1

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply