Chegamos à última semana da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) na capital paraense e este é um momento decisivo com a participação direta de ministros dos países para tentar fechar, por consenso, os acordos que vão guiar as ações climáticas no próximo período, como exige o processo negocial.
Na segunda-feira (17), ocorreu a abertura formal da última semana da COP com a presença do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin. E iniciou com a chegada de ministros de 160 países para a fase política da conferência. Quinze temas serão levados às discussões, incluindo transição energética justa e os indicadores para medir o progresso de adaptação dos países às mudanças do clima.
Tradicionalmente, a primeira semana de conferência é dedicada à formulação de textos, chamados de rascunhos, nos órgãos subsidiários, que são o corpo técnico. Nesta segunda semana, entram em cena os chefes de delegações, normalmente ministros de primeiro escalão dos países que fazem parte da convenção do clima, que possuem maior margem política de negociação dos textos.
Na noite do último domingo (16), foi publicado o resumo das consultas da presidência da COP em relação a quatro itens de agenda, entre eles, o apelo por ampliação das metas climáticas, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), e o financiamento público de países desenvolvidos a países em desenvolvimento. São itens que ainda não obtiveram aclamação para entrar na agenda de ação.
Outro tema crucial, que está na agenda, e ainda não obteve consenso em torno de uma proposta é a Meta Global de Adaptação (GGA), um dos principais resultados esperados desta COP.
No debate atual da COP, as partes tentam chegar a um consenso sobre os indicadores globais de adaptação, ponto de partida para monitorar se os países estão avançando nas ações de adaptação e resiliência. Nesse campo, a conferência também discute os Planos Nacionais de Adaptação (NAPs) e o Fundo de Adaptação (AF). Em ambos os procedimentos, também houve conclusão processual com um texto de rascunho a ser analisado nesta semana.
Sobre o tema da transição justa, cuja demanda é a criação de um programa de trabalho no âmbito da COP para analisar o assunto, o rascunho também segue para análise e anda não há consenso.
Com informações da Agência Brasil

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply