
Belém recebe o ‘Festival Gosto da Amazônia’, que reúne 24 restaurantes da cidade em torno de um protagonista especial, o pirarucu selvagem de manejo sustentável, símbolo da culinária e da conservação amazônica. A programação segue até o dia 5 de outubro.
Durante a programação, cada restaurante cria um prato exclusivo com o pirarucu fresco. Entre as novidades, o chef Marley d’Oliveira, do restaurante Eugenia, apresenta uma versão paraense do sanduíche japonês Sando, com pirarucu empanado e pão de leite. Já a chef Esther Weyl, do restaurante Celeste, traz uma receita que usa o peixe em três formas: fresco, seco e defumado.
Considerado o maior peixe de escamas de água doce do mundo, o pirarucu pode chegar a 3 metros e 200 quilos. Sua carne branca, macia e sem espinhas tem conquistado chefs e consumidores em todo o Brasil. Mas o grande destaque do festival vai além do sabor, é o modelo de manejo sustentável desenvolvido por comunidades indígenas e ribeirinhas no Amazonas, que ajuda a proteger mais de 11 milhões de hectares da floresta e garante renda e qualidade de vida para milhares de famílias.
A iniciativa já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife, além de cidades do interior paulista, e agora volta os olhos para Belém, em um momento especial, onde a cidade se prepara para receber a COP 30, em novembro.
O Festival Gosto da Amazônia é uma iniciativa da marca coletiva de mesmo nome, que promove comércio justo, conservação ambiental e valorização dos saberes tradicionais da floresta.
Lista completa de participantes e pratos: https://festivalbelem.gostodaamazonia.com.br
Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply