Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Jovens de 15 a 19 anos podem se vacinar contra HPV até junho de 2026

Jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV terão mais seis meses para se imunizar. O Ministério da Saúde prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a estratégia de resgate vacinal, iniciativa voltada à retomada da cobertura entre essa faixa etária.

O prazo, que se encerraria em dezembro deste ano, foi estendido com o objetivo de ampliar a proteção dos adolescentes e jovens em todo o país. A estratégia permanecerá em vigor até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas, permitindo que quem não conseguiu se vacinar entre os 9 e 14 anos ainda tenha a oportunidade de garantir a imunização.

Meta

De acordo com o Ministério da Saúde, a expectativa é alcançar cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV). Até dezembro, a estratégia de resgate aplicou 208,7 mil doses da vacina, sendo 91 mil em meninas e 117,7 mil em meninos. A ampliação do prazo busca assegurar a proteção individual e contribuir para a redução da circulação do vírus na população.

Onde se vacinar

A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível:

  • nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);

  • em ações externas, como vacinação em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.

As ações contam com o apoio de estados e municípios para ampliar o alcance e facilitar o acesso do público-alvo.

A vacina é segura e essencial para a prevenção de diversos tipos de câncer associados ao HPV, entre eles:

  • câncer do colo do útero;

  • câncer de vulva;

  • câncer de pênis;

  • câncer de garganta e de cabeça e pescoço.

A estratégia de resgate é válida em todos os 5.569 municípios brasileiros e tem como objetivo reduzir os impactos do vírus a longo prazo.

Esquema vacinal

A vacinação contra o HPV integra o calendário nacional de imunização para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Desde 2024, o Brasil adotou o esquema de dose única, substituindo o modelo anterior de duas doses e facilitando o acesso à vacina.

Atenção às exceções

Para alguns grupos, o esquema vacinal permanece com três doses, incluindo:

  • pessoas imunocomprometidas (vivendo com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados);

  • usuários de PrEP entre 15 e 45 anos;

  • vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização da carteira de vacinação.