O Estado do Pará passou a integrar oficialmente a Rota Turística do Futebol do Mercosul, iniciativa lançada pelo Brasil, atual presidente do bloco econômico sul-americano. O projeto, anunciado na última semana, é liderado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte, e reconhece o Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, como um dos grandes ícones culturais e esportivos da América do Sul.
A Rota conecta os principais estádios e museus esportivos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, promovendo o futebol como patrimônio cultural comum e instrumento de integração turística e econômica entre os países do bloco.
No Brasil, integram o roteiro estádios de forte simbolismo nacional, como o Maracanã (RJ), Allianz Parque (SP), Arena BRB Mané Garrincha (DF), Beira-Rio (RS), Arena do Grêmio (RS), Neo Química Arena (SP), Arena Castelão (CE) e Vila Belmiro (SP), além de museus icônicos, como o Museu Pelé e o Museu do Futebol. O Mangueirão é o único estádio da região Norte a compor o circuito internacional.
A ação está alinhada à marca “Visit South America”, valorizando o futebol como uma das expressões culturais mais representativas da identidade sul-americana. O objetivo é impulsionar o turismo esportivo, estimular o intercâmbio cultural e ampliar o fluxo de visitantes internacionais, fortalecendo a economia criativa e o desenvolvimento sustentável dos países do Mercosul.
Símbolo da cultura, do esporte e da identidade paraense
Totalmente reconstruído e reinaugurado em abril de 2023 pelo Governo do Pará, o Mangueirão se consolidou como um dos principais símbolos de modernidade, hospitalidade e multifuncionalidade da região Norte.
Mais do que um estádio, o espaço tornou-se um centro cultural, esportivo e social, capaz de sediar grandes eventos internacionais e manifestações populares que refletem a diversidade e o orgulho do povo paraense.
Desde sua reestruturação, o Mangueirão já recebeu mais de 100 eventos esportivos, culturais e religiosos, reforçando a posição de Belém como referência em infraestrutura e gestão de grandes eventos. O estádio foi palco de momentos marcantes, como a abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com vitória do Brasil sobre a Bolívia por 5 a 1, e a Supercopa do Brasil de 2025, entre Flamengo e Botafogo.
O espaço também acolheu o evento “Amazônia Live - Hoje e Sempre”, idealizado pelos criadores do Rock in Rio e do The Town, para chamar atenção às questões socioambientais da Amazônia - tema central da COP 30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
Em 1º de novembro, o estádio receberá o “Global Citizen Festival: Amazônia”, um dos maiores eventos musicais e sociais de 2025, reforçando o protagonismo do Pará como novo polo de turismo esportivo, cultural e sustentável do Brasil e da América do Sul.
“O Mangueirão é muito mais do que um estádio. É um símbolo do orgulho e da identidade do povo paraense. Fazer parte da Rota Turística do Futebol do Mercosul é o reconhecimento de um trabalho que transforma o esporte em instrumento de cultura, desenvolvimento e integração”, afirmou Cássio Andrade, secretário de Estado de Esporte e Lazer.
Cultura, memória e integração regional
A Rota do Futebol do Mercosul nasce com o propósito de integrar estádios que possuam valor simbólico, relevância turística e estrutura receptiva, incluindo museus, centros de memória e visitas guiadas.
No caso do Mangueirão, o Governo do Pará planeja ampliar as ações de valorização do patrimônio cultural e esportivo, promovendo visitas monitoradas, exposições históricas e experiências interativas sobre o esporte amazônico e nacional.
A iniciativa reforça ainda o papel do Pará no calendário internacional de eventos, colocando o Mangueirão ao lado de templos do futebol sul-americano, como La Bombonera e Monumental de Núñez, na Argentina, o Estádio Centenário, no Uruguai e o Museu da Conmebol, no Paraguai.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply