Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Indústria paraense apresenta dez diretrizes para a descarbonização

Movimento multissetorial liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a Jornada COP+, está promovendo uma nova agenda ambiental, social e econômica na Amazônia brasileira. O movimento é estruturado em dez pilares e eixos temáticos: comunicação e advocacy, infraestrutura e logística, atração de investimentos, economia de baixo carbono, mulheres e povos tradicionais, sociobioeconomia, economia circular, transformação digital e inovação, transição energética e rastreabilidade das cadeias de valor. Assuntos discutidos em grupos temáticos, e que resultaram no documento “Diretrizes para uma Indústria de Baixo Carbono”.



 São dez principais recomendações, que giram em torno do uso sustentável da biomassa de resíduos como caroço de açaí e cascas de castanha; o fortalecimento da rastreabilidade das cadeias produtivas; a estruturação da economia circular no estado; a valorização da sociobioeconomia, o protagonismo de mulheres e povos tradicionais; a atração de investimentos verdes; maior infraestrutura regional e inclusão digital; e o fortalecimento da reputação da Amazônia.


As diretrizes são a contribuição da indústria amazônica ao documento “Legados da Sustainable Business COP30”, iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, que reúne propostas do setor produtivo. “As diretrizes trazem consigo não só o fortalecimento das boas práticas que já existem, mas outras soluções que contribuem com a agenda do clima e trazem benefícios à nossa sociedade. Nossa visão de sustentabilidade é equilibrar o respeito ao meio ambiente, a inclusão social, sem perder a competitividade econômica”, destaca Alex Carvalho, presidente da FIEPA e da Jornada COP+. 






O movimento também promove o reconhecimento de soluções sustentáveis da indústria amazônica, para que sirvam de exemplo para outras empresas. Setenta e seis soluções voltadas à descarbonização foram inscritas no Edital de Cases promovido pela Jornada COP+. As melhores serão apresentadas no Fórum de Excelência, em Belém, evento paralelo à COP30.