Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Moda sustentável: o impacto do upcycling

As discussões acerca dos bates climáticos têm ganhado cada vez mais espaço. E ao falar de sustentabilidade e moda, um tema vem se destacando: o upcycling. Também conhecido como "reutilização criativa" ou "suprarreciclagem", é o processo de transformar materiais ou produtos descartados em novos objetos de maior valor, qualidade ou utilidade.


O upcycling tem ganhado espaço nas passarelas, nos brechós e nas mãos de artistas independentes. Mais do que reaproveitar materiais, o conceito representa uma mudança profunda na forma como enxergamos o lixo, a moda e o valor das coisas.


O estilista paraense, Jomaique Melo, trabalha com upcycling desde 2016. Para ele, a tendência ressignifica as peças. “Eu trabalhava com sobras de materiais e peças de brechó, e percebi que cada uma delas já trazia uma história. Ao ressignificar essas peças, eu crio novas histórias e isso é muito poético, além de fazer parte da sustentabilidade”, comenta.


De peças únicas feitas a partir de roupas descartadas a móveis reinventados com sobras de madeira, o upcycling se apresenta como uma resposta criativa, e também política, à lógica descartável da indústria. Na moda, essa prática consiste em transformar roupas antigas, excedentes de tecido ou resíduos industriais em novas criações, únicas e personalizadas.


Diferentemente da reciclagem, que geralmente degrada o material em matéria-prima de menor qualidade, o upcycling mantém a forma e as características do material original, dando um novo objetivo ao material.


O upcycling pode ser aplicado de muitas maneiras e em diferentes materiais. Por exemplo, ao reutilizar roupas antigas ou com defeito que podem ser desmanchadas e recriadas como novas peças. Marcas também podem usar restos de tecido da indústria para fazer roupas infantis ou bolsas a partir de uniformes descartados.


Na decoração, paletes de madeira podem se tornar mesas ou prateleiras, e garrafas de vidro podem ser cortadas e transformadas em luminárias ou vasos. Móveis antigos podem ser reformados e pintados, ganhando um novo visual e valor. Pneus velhos podem virar vasos ou puffs, enquanto cintos de segurança de carro podem ser usados para fazer mochilas.


Além de ser tendência, o upcycling carrega benefícios diretos para o planeta: reduz a quantidade de lixo em aterros, economiza matérias-primas, poupa água e energia, diminui a emissão de poluentes e estimula a economia circular.