Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
PIX Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13); saiba como funciona

Entrou em vigor, nesta segunda-feira (13), a obrigatoriedade do Pix Automático. Criada pelo Banco Central em junho deste ano, a funcionalidade deixa de ser opcional e passa a ser uma exigência para as instituições financeiras que oferecem o serviço. O objetivo é facilitar o pagamento de contas recorrentes como energia, gás, água, internet e assinaturas.


Para começar a fazer uso do PIX Automático é necessário autorizar a operação uma vez por meio do aplicativo do banco. Assim, não será mais necessário fazer um novo pagamento a cada cobrança.


Vale destacar que a funcionalidade pode ser feita com base em algumas regras, definidas pelo próprio pagador. Por exemplo, é possível estabelecer um valor máximo para cada pagamento, utilizar cheque especial caso não exista saldo suficiente no momento da cobrança, e escolher receber (ou não) as notificações de agendamento dos pagamentos.


É possível fazer a ativação por meio do internet banking ou aplicativo da instituição financeira. A autorização também pode ser concedida por meio da leitura de um QR Code ou de um Pix Copia e Cola, que podem aparecer na hora que você vai pagar uma conta como as citadas.


Para empresas interessadas, será necessário entrar em contato com o gerente da conta ou ir presencialmente à agência do banco.


Após configurar o Pix Automático, o banco vai agendar o pagamento e notificar a quem paga a conta. Assim, será possível conferir no aplicativo da instituição financeira se está tudo certo — antes do dinheiro sair da conta. No dia do pagamento, o banco passa o Pix conforme as regras definidas.



Com informações da CNN