Acompanhamos a diversidade do mundo contemporâneo e cosmopolita. Por isso, criamos um espaço de divulgação para além do mercado imobiliário. Um ambiente digital para explorar temas ligados à arquitetura, arte, cultura, gastronomia, design e estilo de vida, viagens, entrevistas exclusivas, agenda, dicas, empreendedorismo, sustentabilidade e tecnologia.

Seja bem vindo ao Portal e Revista LiV!

Entre em Contato

Endereço

Ed. Metropolitan Tower - R. dos Mundurucus, 3100 - Cremação, Belém - PA

Telefone

+55 (91) 4005-6800
Carregando clima...
Carregando bolsa...
Ouvir Matéria
Roblox aposta na biometria facial para proteger crianças; entenda

A partir de janeiro de 2026, a plataforma de jogos Roblox vai exigir verificação facial para liberar o uso do chat. A decisão, inédita no setor de jogos online, inaugura um novo capítulo na discussão sobre segurança digital infantil, privacidade e responsabilidade corporativa. A plataforma possui mais de 150 milhões de usuários diariamente e, com esta iniciativa inédita, se posiciona como pioneira na busca por estabelecer um novo padrão de mercado.


Esse movimento não acontece isoladamente. Em setembro de 2025, o Senado Federal destacou que o mundo digital esconde perigos para crianças e adolescentes, como assédio e exposição a conteúdos impróprios. Paralelamente, o Governo Federal publicou guias sobre uso de telas e jogos digitais, alertando para riscos de vício, cyberbullying e contato com desconhecidos. No mesmo período, entrou em vigor o ECA Digital (Lei nº 15.211/2025), que atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente para o ambiente online e estabelece regras claras: plataformas devem adotar mecanismos eficazes de verificação de idade, mas não podem transformar dados coletados em instrumentos comerciais ou de vigilância.


Segundo a Revista Forbes, a Roblox afirma que a decisão está ligada à evolução do perfil de seus jogadores. A plataforma reúne milhões de crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias, o que exige novas formas de proteção para garantir interações seguras entre públicos tão diversos. Para a empresa, a biometria surge como resposta a esse desafio de convivência digital, e que a segurança é considerada fundamental em todas as suas ações, por isso, busca constantemente inovar e evoluir sua abordagem.


A companhia ainda destaca que tem testado tecnologias de verificação de idade em diferentes recursos da plataforma há meses. Os resultados obtidos deram segurança para ampliar o uso da biometria.


Para amenizar críticas de vigilância excessiva, a companhia reforça que o processo é rápido, seguro e realizado pelo aplicativo, com imagens processadas pela fornecedora Persona e excluídas imediatamente após a verificação. 


No Brasil, por conta do ECA Digital, haverá um pedido de autorização dos pais para menores de 13 anos realizarem a verificação facial, válida apenas para liberar o chat. Sem a verificação, continuam jogando normalmente, mas sem acesso às conversas, é o que afirma a Roblox.