A AgriZone, conhecida como a “Casa da Agricultura Brasileira Sustentável” durante a COP 30, oferece até o dia 21 de novembro, na Embrapa Amazônia Oriental, uma programação que une ciência, tecnologia, povos tradicionais, agricultores familiares, produtores rurais e representantes dos setores público e privado.
Parceiro institucional do evento, o Sebrae no Pará participa em colaboração com o Sistema CNA/Senar e o Polo Sebrae Agro, promovendo a inserção de empreendedores de pequenos negócios rurais, cooperativas e iniciativas da bioeconomia nas discussões sobre sustentabilidade e clima. A expectativa é que a Conferência do Clima da ONU, em Belém, estimule a geração de empregos e investimentos sustentáveis, especialmente na região amazônica.

No estande do Sebrae/PA, os visitantes encontram uma exposição com produtos que valorizam a origem e a tradição locais, como a farinha de Bragança, mel, artesanato, vinhos e cafés, todos disponíveis para compra. Já o Viveiro Ardosa convida o público a uma verdadeira imersão na floresta amazônica, por meio de um percurso interativo que apresenta as etapas de desenvolvimento das espécies nativas do bioma.
“A experiência no viveiro tem sido a cereja do bolo, mostrando como os empreendedores locais estão se reinventando”, destaca Fabiano Andrade, gerente do Sebrae na região do Capim e responsável pelo espaço. Segundo ele, comunidades em todo o Pará já vivem transformações impulsionadas pelo compromisso com a preservação ambiental. “No agronegócio, buscamos soluções que unam sustentabilidade e valor agregado, porque manter a floresta em pé e viver dos produtos da bioeconomia é o caminho para gerar renda e preservar nossos recursos naturais”, complementa.
Para Douglas Paranahyba, coordenador do Polo de Referência Nacional em Agronegócio do Sebrae, o momento é estratégico. “Precisamos posicionar os pequenos negócios dentro dessa nova agenda verde global. E quem estiver em Belém durante a COP 30 não pode deixar de visitar a AgriZone e conhecer o nosso espaço”.
A Embrapa Amazônia Oriental fica localizada na Travessa Enéas Pinheiro, s/n, bairro do Marco, em Belém.

Comentários
Neal Adams
July 21, 2022 at 8:24 pmGeeza show off show off pick your nose and blow off the BBC lavatory a blinding shot cack spend a penny bugger all mate brolly.
ReplyJim Séchen
July 21, 2022 at 10:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
ReplyJustin Case
July 21, 2022 at 17:44 pmThe little rotter my good sir faff about Charles bamboozled I such a fibber tomfoolery at public school.
Reply